Inteligência Social: Discussão Acerca da Possibilidade de um Modelo para o Secretariado Executivo

Autores

  • Mônica Luísa Tremarin de Andrade Universidade Federal de SC
  • Susana Borneo Funck Universidade Federal de SC

DOI:

https://doi.org/10.7769/gesec.v5i2.197

Palavras-chave:

Inteligência social. Secretariado executivo. Relações humanas

Resumo

Este estudo tem o objetivo de compreender o conceito da Inteligência Social e relacioná-lo à realidade e às competências do profissional de secretariado por meio da exposição dos pressupostos do modelo de inteligência social de Daniel Goleman, das informações relacionadas aos aspectos desse modelo que estão presentes na literatura do secretariado e das respostas obtidas através de um questionário enviado à uma secretária executiva sobre a relevância desses aspectos a partir de sua experiência profissional. Por meio dessa discussão foi possível propor um modelo de inteligência social direcionado ao secretariado executivo, de modo a contribuir para o aprimoramento das habilidades de relacionamento esperadas do secretário executivo e identificá-la como uma competência a ser agregada ao perfil deste profissional.

DOI: 10.7769/gesec.v5i2.197

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Biografia do Autor

Mônica Luísa Tremarin de Andrade, Universidade Federal de SC

Bacharel em Secretariado Executivo pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC

Susana Borneo Funck, Universidade Federal de SC

Doutora em Humanidades pela Universidade do Texas em Arlington. Professora de literaturas de língua inglesa na Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

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Publicado

2014-08-01

Como Citar

Tremarin de Andrade, M. L., & Borneo Funck, S. (2014). Inteligência Social: Discussão Acerca da Possibilidade de um Modelo para o Secretariado Executivo. Revista De Gestão E Secretariado, 5(2), 23–48. https://doi.org/10.7769/gesec.v5i2.197

Edição

Seção

Artigos