Alavancagem de marca: um estudo de caso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7769/gesec.v14i3.1846

Palavras-chave:

Marketing, Alavancagem da Marca, Recursos

Resumo

O trabalho foi realizado em uma empresa denominada Alfa, indústria farmacêutica e de produtos naturais, localizada na Região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. O objetivo geral do trabalho é a captação de recursos e investimentos financeiros dos atuais e principais distribuidores da referida empresaa fim de alavancar a marca no cenário nacional, sem onerá-la diretamente e postergar o investimento a longo prazo. Nesse caso a marca foi muito divulgada em cenário nacional, com o investimento sendo absorvido pelos distribuidores e com benefício de colocar 6.400 unidades de um produto da empresa no mercado. A metodologia do presente trabalho, quanto aos fins, é descritiva, explicativa e aplicada. Quanto aos meios, o trabalho é bibliográfico, pesquisa de campo e estudo de caso. Optou-se pela aplicação de questionários entre os principais distribuidores da empresa, sendo pesquisa quantitativa. Nesse trabalho, optou-se pela amostragem não probabilística por tipicidade. Os sujeitos da pesquisa foram os sócios proprietários das distribuidoras. O resultado do trabalho foi extremamente gratificante, pois se teve propagação da marca em cenário nacional, a colocação de produtos em diversos estados brasileiros e investimentos financeiros realizados diretamente pelos distribuidores, obtendo-se um lucro significativo sobre a venda.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Bataglia, W., & Yu, A. S. O. (2008). A sincronização da tomada de decisão estratégica com o planejamento estratégico formal. RAM. Revista de Administração Mackenzie, 9, 82-111. DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-69712008000500005

Bazzotti, C., & Garcia, E. (2006). A importância do sistema de informação gerencial na gestão empresarial para tomada de decisões. Ciências Sociais Aplicadas em Revista, 6(11).

Charter, M., Peattie, K., Ottman, J., & Polonsky, M. J. (2002). Marketing and sustainability. Centre for Business Relationships, Accountability, Sustainability and Society (BRASS) in association with The Centre for Sustainable Design, April, 324.

Drucker, P. F. (1981). A empresa pequena; a empresa média; a empresa em crescimento. Prática da administração de empresas. São Paulo: Pioneira.

KOTL.ER, P. (1992). Administração de marketing: análise, planejamento, implementação e controle.

KOTL.ER, P. (2000). Administração de Marketing. São Paulo: Pearson Education do Brasil.

KOTL.ER, P. (2005). O Marketing Sem Segredos. Porto Alegre: Bookman.

KOTL.ER, P. (2006). Administração de Marketing. 12. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall. Título Original: Marketing management.

KOTLER, P., & ARMSTRONG, G..(2003). Princípios de Marketing. Trad. Arlete Simille Marques, Sabrina Cairo. 9. ed. São Paulo: Prentice Hall.

KOTLER, P., & ARMSTRONG, G..(2008). Principles of Marketing. England: Pearson Prentice Hall.

KRAKAUER, P. V. C.; FISCHMANN, A. A.; & ALMEIDA, M. I. R. (2010). Planejamento estratégico em pequenas e médias empresas: estudo quantitativo em empresas brasileiras de tecnologia da informação. In: XIII SEMEAD Seminário Em Administração.

Área Temática: Empreendedorismo e inovação. Setembro.

LAS CASAS, A. L.. (2009). Marketing: conceitos, exercícios, casos. 8. ed. São Paulo: Atlas.

LAUTERBORN, B. (1990). New Marketing Litany: Four P’S; C-Words Take Over. Advertising Age. Chicago.

MACHADO, M.C. R.; & LOUREIRO, D. P.. (2014). Planejamento Estratégico Como Ferramenta De Gestão: Um estudo de múltiplos casos em micro e pequenas empresas de Aracaju - SE. Caderno de Administração, Maringá, v. 22, n. 1, p.13-27.

VERGARA, S.C.. (2005). Métodos de Pesquisa em Administração. São Paulo: Atlas.

YIN, R. K.. (2001) Estudo de caso: planejamento e métodos. 2.ed. Porto Alegre: Bookman.

ZENONE, L. C.; & BUAIRIDE, A. M. R.. (2005). Marketing da Promoção e Merchandising – conceitos e estratégias para ações bem sucedidas. São Paulo: Thomson.

Downloads

Publicado

2023-03-21

Como Citar

Ramser , C. A. de S., Strassburger , V., Antonello , N. R. B., Marasca , L., da Rosa , C. C. da R., Bezerra , A. M., Lopes , L. F. D., & Souza , F. M. (2023). Alavancagem de marca: um estudo de caso. Revista De Gestão E Secretariado, 14(3), 3736–3749. https://doi.org/10.7769/gesec.v14i3.1846