Geração de ideias para desenvolvimento de novos produtos: estudo de caso em uma indústria de papel
DOI:
https://doi.org/10.7769/gesec.v14i3.1830Keywords:
Inovação, Programa de Recompensas, Motivação, Desenvolvimento de ProdutoAbstract
A inovação contínua é chave para o progresso das organizações. Para tanto, neste estudo de caso, identificou-se quais são os fatores motivacionais para colaboradores de uma indústria de papel elaborarem novas ideias para o desenvolvimento de produtos. O processo metodológico para consecução do objetivo proposto deu-se por meio das técnicas de grupo focal e análise documental. Os resultados apontaram que os elementos não financeiros têm maior impacto na motivação dos funcionários, por meio do reconhecimento na organização e disponibilização de um ambiente adequado para a inovação de produtos, através da maior tolerância a riscos e disponibilização de recursos, como diretrizes, tempo e informações. Como forma de reconhecimento financeiro, identificaram-se fatores como valorização e qualificação dos profissionais, através de visitas a feiras, outras empresas e cursos de especialização com alto potencial para a motivação, especialmente para os funcionários que são intrinsecamente motivados para inovar.
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