Nível de alfabetização financeira pessoal de estudantes universitários brasileiros
DOI:
https://doi.org/10.7769/gesec.v14i3.1752Keywords:
Educação Financeira, Conhecimento Financeiro, Atitude Financeira, UniversitáriosAbstract
Este estudo tem como objetivo verificar a alfabetização financeira de estudantes universitários de uma universidade do Sul do Brasil, por meio da análise do comportamento na atitude de consumo, o conhecimento relacionado a investimentos e organização financeira. Também foram consideradas variáveis sociodemográficas, como idade, sexo, renda. Como variável de controle foram usadas as dimensões conhecimento financeiro, organização e atitude financeira, denominada como alfabetização financeira, correlacionada às variáveis sociodemográficas. Para executar o modelo foi realizada uma pesquisa survey enviada aos estudantes universitários de todos os cursos de graduação da universidade objeto de estudo. A pesquisa resultou em 276 respondentes e as informações foram testadas através de regressão linear múltipla. A motivação para realização deste estudo é identificar se os estudantes universitários são alfabetizados financeiramente e se a alfabetização é afetada por variáveis socioeconômicas e demográficas.
Downloads
References
AGARWALLA, S. K. et al. A survey of financial literacy among students, Young employees and the retired in India. Indian Insitute of Management Ahmedabad, p. 1–32, 2012.
ANDERLONI, L.; VANDONE, D. Risk of Over-Indebtedness and Behavioural Factors. In: Risk Tolerance in Financial Decision Making. London: Palgrave Macmillan UK, 2011. p. 113–132. DOI: https://doi.org/10.1057/9780230303829_5
ANDRADE, M. L. DE; LEITE, R. S.; IBRAHIM, S. T. C. DE A. Ética, Valores Pessoais e a Compra de Falsificados. Revista Eletrônica de Ciência Administrativa, v. 19, n. 1, p. 104–133, 1 jan. 2020. DOI: https://doi.org/10.21529/RECADM.2020005
ASSOCIAÇÃO DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA DO BRASIL. Programa de Educação Financeira nas Escolas. Brasil: AEF Brasil, 2017. Disponível em: http://www.aefbrasil.org.br/ >. Acesso em: 26 jun. 2021.» http://www.aefbrasil.org.br/
ATKINSON, A.; MESSY, F.A. Measuring Financial Literacy: Results of the OECD / International Network on Financial Education (INFE) Pilot Study. OECD Working Papers on Finance, Insurance and Private Pensions, v. 15, 2012.
BRASIL. Casa Civil. Decreto nº 7.397, de 22 de dezembro de 2010. Brasília, 22 dez. 2010. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/decreto/d7397.htm >. Acesso em: 21 de junho de 2021.
BRASIL. Casa Civil. Decreto nº 10.393, de 9 de Junho de 2020. Brasília, 9 de junho de 2020. Disponível em: < https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2019-2022/2020/Decreto/D10393.htm#art10. Acesso em: 22 de agosto de 2021.
BOGONI, N. M. et al. Alfabetização financeira de estudantes universitários a partir das dimensões atitude financeira, comportamento financeiro e conhecimento financeiro. Revista Teoria e Evidência Econômica, v. 24, n. 50, p. 187–206, 12 dez. 2018. DOI: https://doi.org/10.5335/rtee.v24i50.8962
BROWN, M.; GRAF, R. Financial Literacy and Retirement Planning in Switzerland. Numeracy, v. 6, n. 2, jul. 2013. DOI: https://doi.org/10.5038/1936-4660.6.2.6
CALVOSA, M. V. D. Uma pesquisa bibliométrica sobre valores pessoais: a análise global de instrumentos de mensuração de valores pessoais. Anais do XXVII Simpósio De Gestão De Inovação Tecnológica da Associação do Programas de Pós-Graduação em Administração (2012), Salvador, BA, Brasil, XXVII, 2012.
CHEN, H.; VOLPE, R. P. An analysis of personal financial literacy among college students. Financial Services Review, v. 7, n. 2, p. 107–128, 1 jan. 1998. DOI: https://doi.org/10.1016/S1057-0810(99)80006-7
DELAVANDE, A.; ROHWEDDER, S.; WILLIS, R. J. Preparation for Retirement, Financial Literacy and Cognitive Resources. Michigan Retirement Research, 2008. DOI: https://doi.org/10.2139/ssrn.1337655
FÁVERO, Luiz Paulo Lopes; BELFIORE, Patrícia Prado; SILVA, Fabiana Lopes
da; CHAN, Betty Lilian. Análise de dados: modelagem multivariada para tomada de
decisões. 2009.
FERNANDES, D.; LYNCH, J. G.; NETEMEYER, R. G. Financial Literacy, Financial Education, and Downstream Financial Behaviors. Management Science, v. 60, n. 8, p. 1861–1883, ago. 2014. DOI: https://doi.org/10.1287/mnsc.2013.1849
FIELD, Andy. Descobrindo a estatística usando o SPSS-2. [S. l.]: Bookman Editora, 2009.
HAIR JR., Joseph; BABIN, Barry; SAMOUEL, Philip; MONEY, Arthur. Métodod de Pesquisa em Administração. Porto Alegre: Bookman, 2005.
HILGERT, M. A.; HOGARTH, J. M. Household financial management: the connection between knowledge and behavior. Federal Reserve Bulletin, v. 89, n. 7, 2003.
HOUTS, C. R.; KNOLL, M. A. Z. The Financial Knowledge Scale: New Analyses, Findings, and Development of a Short Form. Journal of Consumer Affairs, v. 54, n. 2, p. 775–800, 3 jun. 2020. DOI: https://doi.org/10.1111/joca.12288
HUSTON, S. J. Measuring Financial Literacy. Journal of Consumer Affairs, v. 44, n. 2, p. 296–316, jun. 2010. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1745-6606.2010.01170.x
IBGE divulga rendimento domiciliar per capita 2020. IBGE notícias. 2021. Disponível em: <https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/30129-ibge-divulga-o-rendimento-domiciliar-per-capita-2020> Acesso em 30.11.2021.
JOHNSON, A. C. Evaluating a financial assessment tool: the financial checkup. [s.l.] Utah State University, 2001.
KEHIAIAN, S. E. FACTORS AND BEHAVIORS THAT INFLUENCE FINANCIAL LITERACY IN U . S . HOUSEHOLDS. [s.l.] Nova Southeastern University, 2012.
LOPES, F. N. M.; ANDRADE, M. L. DE. ALFABETIZAÇÃO FINANCEIRA: MAPEAMENTO DOS ANTECEDENTES DA TOMADA DE DECISÃO EM RELAÇÃO ÀS FINANÇAS PESSOAIS. Horizontes Interdisciplinares da Gestão, v. 4, n. 2, p. 22–44, 2020.
LUSARDI, A. Financial Literacy Skills for the 21st Century: Evidence from PISA. Journal of Consumer Affairs, v. 49, n. 3, p. 639–659, nov. 2015. DOI: https://doi.org/10.1111/joca.12099
LUSARDI, A.; MITCHELL, O. S. Financial literacy and retirement planning in the United States. Journal of Pension Economics and Finance, v. 10, n. 4, p. 509–525, 11 out. 2011. DOI: https://doi.org/10.1017/S147474721100045X
MACEDO JÚNIOR, J. S. A árvore do dinheiro - Guia para cultivar sua idependência financeira. Florianópolis: Insular, 2013.
MARCOLIN, S.; ABRAHAM, A. Financial Literacy Research: current literature and future opportunities. Conference of Contemporary Business 2006. Anais...Leura: 2006Disponível em: <https://web.archive.org.au/awa/20080806090010mp_/http://ro.uow.edu.au/cgi/viewcontent.cgi?article=1233&context=commpapers>
MAROCO, João. Análise estatística: com utilização do SPSS. [S. l.: s. n.], 2007.
MATTA, R. O. B. Oferta e demanda de informação financeira pessoal : o Programa de Educação Financeira do Banco Central do Brasil e os universitários do Distrito Federal. [s.l.] Universidade de Brasilia - UNB, 2007.
PARABONI, A. L.; DA COSTA, N. Improving the level of financial literacy and the influence of the cognitive ability in this process. Journal of Behavioral and Experimental Economics, v. 90, p. 101656, 1 fev. 2021. DOI: https://doi.org/10.1016/j.socec.2020.101656
POTRICH, A. C. G.; VIEIRA, K. M.; CERETTA, P. S. Nível de alfabetização financeira dos estudantes universitários: afinal, o que é relevante? Revista Eletrônica de Ciência Administrativa, v. 12, n. 3, p. 315–334, 31 dez. 2013. DOI: https://doi.org/10.5329/RECADM.2013025
POTRICH, A. C. G.; VIEIRA, K. M.; KIRCH, G. Are you financially literate? Discover in the Financial Literacy Thermometer. BASE - Revista de Administração e Contabilidade da Unisinos, v. 13, n. 2, p. 153–170, 14 jan. 2016. DOI: https://doi.org/10.4013/base.2016.132.05
QUINTANA, A. C.; PACHECO, K. V. Percepção dos estudantes do ensino fundamental sobre a educação financeira e o consumo consciente. Educação Online, v. 13, n. 27, p. 130–150, 10 abr. 2018. DOI: https://doi.org/10.36556/eol.v13i27.361
SCHERESBERG, C. DE B. Financial Literacy and Financial Behavior among Young Adults: Evidence and Implications. Numeracy, v. 6, n. 2, jul. 2013. DOI: https://doi.org/10.5038/1936-4660.6.2.5
SHOCKEY, S. S. Low-wealth adults’ financial literacy, money management behaviors, and associated factors, including critical thinking. [s.l.] The Ohio State University, 2002.
SILVA, G. DE O. E et al. Alfabetização Financeira Versus Educação Financeira: Um Estudo Do Comportamento De Variáveis Socioeconômicas E Demográficas. Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade, v. 7, n. 3, p. 279–298, 2017.
VAN ROOIJ, M.; LUSARDI, A.; ALESSIE, R. Financial literacy and stock market participation. Journal of Financial Economics, v. 101, n. 2, p. 449–472, 1 ago. 2011. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jfineco.2011.03.006
VITT, L. A. (INSTITUTE FOR SOCIO-FINANCIAL STUDIES). Consumers’ financial decisions and the psychology of values. Journal of Financial Services Professionals, 2011.
XU, L.; ZIA, B. Financial Literacy Around the World: An Overview of the Evidence with Practical Suggestions for the Way Forward. World Bank Policy Research Working Paper, 2016.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
• 1. The author(s) authorize the publication of the article in the journal.
• 2. The author(s) ensure that the contribution is original and unpublished and is not being evaluated in other journal(s).
• 3. The journal is not responsible for the opinions, ideas and concepts expressed in the texts because they are the sole responsibility of the author(s).
• 4. The publishers reserve the right to make adjustments and textual adaptation to the norms of APA.
• 5. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication, with the work [SPECIFY PERIOD OF TIME] after publication simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
• 6. Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
• 7. Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access) at http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html