Idiossincrasias associadas aos cancelamentos de despesas inscritas em restos a pagar
DOI:
https://doi.org/10.7769/gesec.v14i1.1579Keywords:
Administração Pública, Execução Orçamentária, Despesas Públicas, Atraso de PagamentosAbstract
Este estudo foi concebido como consequência do reconhecimento da importância que o volume de recursos do orçamento público federal não empregado em função do cancelamento de despesas inscritas em restos a pagar exerce na atual conjuntura, na qual a redução da capacidade de financiamento do setor público é uma realidade a ser confrontada, bem como da percepção que a incompletude do ciclo de execução da despesa pública encerra por impor o transporte de saldos significativos de obrigações entre os exercícios financeiros. Com o objetivo geral de identificar o nível de influência que os fatores liberação de limites de movimentação e empenho próximos ao encerramento do exercício financeiro, bem como a inscrição de despesas em restos a pagar exercem sobre o cancelamento de despesas inscritas em restos a pagar, foi estabelecido um apanhado documental e bibliográfico, concomitantemente com a extração de dados da base de informações orçamentária, financeira e contábil do governamental federal, a partir de um recorte longitudinal que considerou o período compreendido entre os anos de 2008 a 2020. Foi empregada uma regressão linear múltipla, que identificou significativa relação entre o volume de saldo inscrito em restos a pagar e o cancelamento destas despesas, bem como com os descontingenciamentos ocorridos próximos ao encerramento dos exercícios e os montantes cancelados, contudo, para estas variáveis foi identificada uma relação negativa. Identificou-se que os fatores pesquisados tendem a afetar tanto a qualidade dos serviços prestados pelo setor público, quanto sua implicação no setor privado e por consequência, na economia em geral.
Downloads
References
Appolinário, F. (2012). Metodologia da ciência: filosofia e prática da pesquisa. Thomson. 2.ed. São Paulo: Cengage Learning.
Augustinho, S. M., Oliveira, A. G. de, & Lima, I. A. de. (2013). A “Contabilidade Criativa” E a Inscrição De Restos a Pagar Como “Expediente” Para Alcançar O Superavit Primário. REUNIR: Revista de Administração, Contabilidade e Sustentabilidade, 3(4), 127–147. https://doi.org/10.18696/reunir.v3i4.167. DOI: https://doi.org/10.18696/reunir.v3i4.167
Bilhim, J. A. D. F. (2014). Ciência da administração. 3. ed. Lisboa: Universidade Aberta.
CFC. Conselho Federal de Contabilidade. (2016). Norma brasileira de contabilidade, NBC TSP Estrutura Conceitual para Elaboração e divulgação de Informação Contábil de Propósito Geral pelas Entidades do Setor Público, de 04 de outubro de 2016.
Checherita-Westphal, C., Klemm, A., & Viefers, P. (2016). Governments’ payment discipline: The macroeconomic impact of public payment delays and arrears. In Journal of Macroeconomics (Vol. 47, Issue 1771). https://doi.org/10.1016/j.jmacro.2015.12.003. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jmacro.2015.12.003
Costa, J. I., Travassos, S. K., Libonati, J. J., Ribeiro Filho, J. F., & Soares, V. (2013). Regime de competência aplicado ao setor público: análise no reconhecimento dos restos a pagar não processados e despesas de exercícios anteriores dos municípios brasileiros. Base – Revista de Administração e Contabilidade Da Unisinos, 10(3), 240–253. https://doi.org/10.4013/base.2013.103.04. DOI: https://doi.org/10.4013/base.2013.103.04
Costello, A. M., Petacchi, R., & Weber, J. P. (2017). The impact of balanced budget restrictions on states’ fiscal actions. Accounting Review, 92(1), 51–71. https://doi.org/10.2308/accr-51521. DOI: https://doi.org/10.2308/accr-51521
Coveney, M., & Cokins, G. (2014). Budgeting, planning, and forecasting in uncertain times. American Institute of Certified Public Accountants (AICPA).
De Aquino, A. C. B., & de Azevedo, R. R. (2017). Restos a pagar e a perda da credibilidade orçamentária. Revista de Administracao Publica, 51(4), 580–595. https://doi.org/10.1590/0034-7612163584. DOI: https://doi.org/10.1590/0034-7612163584
De Fine Licht, J. (2014). Transparency actually: How transparency affects public perceptions of political decision-making. European Political Science Review, 6(2), 309–330. https://doi.org/10.1017/S1755773913000131. DOI: https://doi.org/10.1017/S1755773913000131
Despesas Públicas: relatório de avaliação dos restos a pagar 2020 (2020). Ministério da Economia, Secretaria do Tesouro Nacional. https://sisweb.tesouro.gov.br/apex/f?p=2501:9::::9:P9_ID_PUBLICACAO:31528.
Devore, J. L. (2011). Probability and statistics for engineering and the sciences. 8 ed. Belmont: Brooks Cole.
Di Francesco, M., & Alford, J. (2016). Budget Rules and Flexibility in the Public Sector: Towards a Taxonomy. Financial Accountability and Management, 32(2), 232–256. https://doi.org/10.1111/faam.12087. DOI: https://doi.org/10.1111/faam.12087
Dietrichson, J., & Ellegård, L. M. (2015). Institutions improving fiscal performance: evidence from Swedish municipalities. International Tax and Public Finance, 22(5), 861–886. https://doi.org/10.1007/s10797-014-9334-z. DOI: https://doi.org/10.1007/s10797-014-9334-z
Flynn, S., & Pessoa, M. (2014). Prevention and Management of Government Expenditure Arrears. In IMF Staff Discussion Note. DOI: https://doi.org/10.5089/9781498313650.005
Galhardo, J. A. G., Parisi, C., Pereira, A. C., & Silva, A. F. da. (2013). Reflexos do Contingenciamento Orçamentário da União sobre a Gestão da Unidades Gestoras. Contabilidade Vista & Revista, 24(4), 51–75.
Godet, M. (1993). Manual de prospectiva estratégica: da antecipação à acção. Lisboa: Publicações Dom Quixote.
Gujarati, D. N., & Porter, D. C. (2011). Econometria básica. 5 ed. Porto Alegre, RS: AMGH.
Korac, S., Moser, B., Rondo-Brovetto, P., & Saliterer, I. (2019). Carry-overs or leftovers? Tackling year-end spend-downs at the central government level. Public Money and Management, 39(6), 393–400. https://doi.org/10.1080/09540962.2019.1583909. DOI: https://doi.org/10.1080/09540962.2019.1583909
Kunz, T. H., Arnett, E. B., Erickson, W. P., Hoar, A. R., Johnson, G. D., Larkin, R. P., Strickland, M. D., Thresher, R. W., & Tuttle, M. D. (2007). The long view: Lasting (and fleeting) reforms in public budgeting in the twentieth century. Journal of Public Budgeting, Accounting & Financial Management, 15(2), 309–326. https://doi.org/10.1108/ JPBAFM-15-02-2003-B007. DOI: https://doi.org/10.1108/JPBAFM-15-02-2003-B007
Lei nº 4.320, de 17 de março de 1964 (1964). Estatui Normas Gerais de Direito Financeiro para elaboração e controle dos orçamentos e balanços da União, dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal. Presidência da República. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l4320.htm.
Liebman, J. B., & Mahoney, N. (2017). Do expiring budgets lead to wasteful year-end spending? Evidence from federal procurement. American Economic Review, 107(11), 3510–3549. https://doi.org/10.1257/aer.20131296. DOI: https://doi.org/10.1257/aer.20131296
Lima, D., Guedes, M., & Santana, C. (2009). As Normas Brasileiras de Contabilidade aplicadas ao setor público ea legislação contábil pública brasileira: uma análise comparativa à luz da teoria contábil. Contabilidade, Gestão e …, 12(2), 15–23.
Pollitt, C. (2010). Christopher Pollitt analisa a nova estrutura da gestão pública no século 21. In Revista do Serviço Público (Vol. 61, Issue 1). https://doi.org/10.21874/rsp.v61i1.41. DOI: https://doi.org/10.21874/rsp.v61i1.41
Saliterer, I., Sicilia, M., & Steccolini, I. (2017). Public budgets and budgeting in Europe: State of the art and future challenges. The Palgrave Handbook of Public Administration and Management in Europe, 141–163. https://doi.org/10.1057/978-1-137-55269-3_7. DOI: https://doi.org/10.1057/978-1-137-55269-3_7
Sicilia, M., & Steccolini, I. (2017). Public budgeting in search for an identity: state of the art and future challenges. Public Management Review, 19(7), 905–910. https://doi.org/10.1080/14719037.2016.1243809. DOI: https://doi.org/10.1080/14719037.2016.1243809
Simon, H. A. (1960). The new science of management decision. New York: Harper & Brothers Publishers. DOI: https://doi.org/10.1037/13978-000
Smith, D. L., & Hou, Y. (2013). Balanced Budget Requirements and State Spending: A Long-Panel Study. Public Budgeting and Finance, 33(2), 1–18. https://doi.org/10.1111/j.1540-5850.2013.12007.x. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1540-5850.2013.12007.x
Stevenson, W. J. (1986) Estatística aplicada à administração. São Paulo: Habra.
Teixeira dos Reis, J., & Pertel, G. E. (2019). Contribuições Do Tesouro Gerencial Como Ferramenta De Controle Da Execução Orçamentária Do Mpf-Es Contributions of the Management Treasury As a Tool for the Control of the Budgetary Implementation of the Mpf-Es. Política, Jurídica e Segurança. Curitiba, 2(1), 33–58.
Vieira, F. S., & Santos, M. A. B. dos. (2018). Contingenciamento do pagamento de despesas e restos a pagar no orçamento federal do SUS. Revista de Administração Pública, 52(4), 731–739. https://doi.org/10.1590/0034-7612162491. DOI: https://doi.org/10.1590/0034-7612162491
Vieira, L. M. (2010). Nova Contabilidade Governamental Brasileira e a Evidenciação Integral do Valor dos Passivos no Balanço Patrimonial Federal: o caso dos restos a pagar nãoprocessados, das despesas de exercícios anteriores e dos passivos reconhecidos por insuficiência de crédito. Monografia vencedora na 2ª colocação do XV Prêmio Tesouro Nacional-2010, Tema Tópicos Especiais de Finanças Públicas.
Zeller, T. L., & Metzger, L. M. (2013). Good Bye Traditional Budgeting, Hello Rolling Forecast: Has The Time Come? American Journal of Business Education (AJBE), 6(3), 299–310. https://doi.org/10.19030/ajbe.v6i3.7810. DOI: https://doi.org/10.19030/ajbe.v6i3.7810
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
• 1. The author(s) authorize the publication of the article in the journal.
• 2. The author(s) ensure that the contribution is original and unpublished and is not being evaluated in other journal(s).
• 3. The journal is not responsible for the opinions, ideas and concepts expressed in the texts because they are the sole responsibility of the author(s).
• 4. The publishers reserve the right to make adjustments and textual adaptation to the norms of APA.
• 5. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication, with the work [SPECIFY PERIOD OF TIME] after publication simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
• 6. Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
• 7. Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access) at http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html