Orientação empreendedora das MPME angolanas
DOI:
https://doi.org/10.7769/gesec.v14i1.1567Keywords:
Orientação Empreendedora, Empreendedorismo, MPME, AngolaAbstract
O objetivo fundamental deste estudo é analisar a orientação empreendedora das micro, pequenas e médias empresas (MPME) no município de Cazengo, província do Kwanza Norte, em Angola.Para o desenvolvimento deste estudo utilizamos a abordagem quantitativa, combinando a análise documental com a estatística, tendo os dados sido recolhidos através um inquérito por questionário aplicado às MPME sediadas no município referido.O estudo revelou que as empresas possuem razoável orientação empreendedora, apresentando resultados positivos ao nível da inovação, onde a valorização da I&D, liderança tecnológica e inovação é moderada, e da proatividade, em que as empresas iniciam na mesma proporção ações por elas levadas a cabo e ações iniciadas pela concorrência, e negativos ao nível da assunção do risco, em que as empresas têm uma preferência por projetos de baixo risco, com rendibilidades normais e certas. Recomendamos que futuros estudos explorem a importância da economia digital e, consequentemente, dos serviços digitais para a diversificação da economia angolana.
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