Gênero e identidade na profissão médica: um estudo com residentes
DOI:
https://doi.org/10.7769/gesec.v14i1.1564Keywords:
Identidade Profissional, Gênero, Medicina, Escala, Autopercepação, HeteropercepçãoAbstract
As instituições educacionais possuem importante papel no desenvolvimento técnico dos residentes e na construção de suas identidades profissionais. Do confronto entre os atos de atribuição da identidade para si mesmo e dos atos de atribuição pelos outros resulta a construção da identidade coletiva. O objetivo do trabalho foi comparar os atributos que melhor caracterizam a identidade socioprofissional de médicos residentes homens e mulheres. O método de investigação escolhido foi o estudo transversal por meio de levantamento (survey). A amostra somou 327 residentes médicos de 4 hospitais da Grande Belo Horizonte. Os respondentes do gênero masculino da área de engenharia totalizam 41,90% e os do gênero feminino da área da saúde 58,10%. O instrumento de coleta de dados utilizado foi um questionário com a Escala de Autopercepção e Heteropercepção Profissional (EAHP). Os dados foram analisados por meio da modelagem de equações estruturais com abordagem multigrupos. Os resultados apontam para diferenças significativas entre gêneros nas dimensões Subordinação e Realização na autopercepção, e nas dimensões Esforço e Realização na heteroperceção. A dimensão Reconhecimento recebeu os menos escores em ambos os gêneros. Conclui-se que essa configuração pode gerar sofrimento a fragilizar a construção da identidade socioprofissional dos médicos residentes.
Downloads
References
Benedetto, M. A. C. D., & Gallian, D. M. C. (2018). Narrativas de estudantes de Medicina e Enfermagem: currículo oculto e desumanização em saúde. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, 22(67):1197-207. DOI: https://doi.org/10.1590/1807-57622017.0218
Bond, M. M. K. et al. (2018). Prevalência de burnout entre médicos residentes de um hospital universitário. Revista Brasileira de Educação Médica, 42, 97-107. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-52712015v42n3rb20170034.r3
Bravata, D. M. et al. (2020). Prevalence, predictors, and treatment of impostor syndrome: a systematic review. Journal of General Internal Medicine, 35(4), 1252-1275. DOI: https://doi.org/10.1007/s11606-019-05364-1
Campos, I. F. D. S. et al. (2022). Impostor Syndrome and its association with depression and burnout among medical students. Revista Brasileira de Educação Médica, 46(2), e068, 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-5271v46.2-20200491.ing
Cobanoglu, C., Warde, B., & Moreo, P. J. (2001). A comparison of mail, fax and web-based survey methods. International Journal of Market Research, 43(4), 441-452. DOI: https://doi.org/10.1177/147078530104300401
Cohen, M., & Kiran, T. (2020). Closing the gender pay gap in Canadian medicine. CMAJ, 192(35), e1011-E1017. DOI: https://doi.org/10.1503/cmaj.200375
Costa, C. L. (2020). Mulheres e suas geografias em universidades brasileiras. Geografia em Atos (Online), 3(18), 210-226. DOI: https://doi.org/10.35416/geoatos.v3i18.7960
Cardoso, S. D. L., & Farias, D. S. (2021). Aspectos acadêmicos da coreme no HGRS: ampliando a qualidade do ensino na residência médica. Revista Baiana de Saúde Pública, 45, 151-168. DOI: https://doi.org/10.22278/2318-2660.2021.v45.nSupl_2.a3551
Cruess, S. R., Cruess, R. L., & Steinert, Y. (2019). Supporting the development of a professional identity: general principles. Medical teacher, 41(6), 641-649. DOI: https://doi.org/10.1080/0142159X.2018.1536260
Dubar, C. (2015). La socialisation: construction des identités sociales et professionnelles. 5th ed. Paris: Armand Colin. DOI: https://doi.org/10.3917/arco.duba.2015.01
Evans, R., Widman, L., Kamke, K., & Stewart, J. L. (2020). Gender differences in parents’ communication with their adolescent children about sexual risk and sex-positive topics. The Journal of Sex Research, 57(2), 177-188. DOI: https://doi.org/10.1080/00224499.2019.1661345
Forouzadeh, M., Kiani, M., & Bazmi, S. (2018). Professionalism and its role in the formation of medical professional identity. Medical journal of the Islamic Republic of Iran, 32(130), 1-4. DOI: https://doi.org/10.14196/mjiri.32.130
Gündemir, S., Martin, A. E., Homan, A.C. (2019). Understanding diversity ideologies from the target’s perspective: a review and future directions. Front Psychol, 10(282), 1-14. DOI: https://doi.org/10.3389/fpsyg.2019.00282
Hair, J. F. et al. Multivariate data analysis. 7th ed. Prentice Hall, Upper Saddle River: New Jersey, 2010.
Heß, P. (2020). SDG 5 and the gender gap in standardization: Empirical evidence From Germany. Sustainability, 12(20), 8699. DOI: https://doi.org/10.3390/su12208699
Hingle, S., & Barrett, E. (2020). Gender differences in resident assessment: the glass ceiling and sticky floor for women in medicine begin early. JAMA Network Open, 3(7), e2010985-e2010985. DOI: https://doi.org/10.1001/jamanetworkopen.2020.10985
Hugman, R. (1991). Power in caring professions. London: The Macmillan Press. DOI: https://doi.org/10.1007/978-1-349-21485-3
Ikbaal, M. Y.; Musa, N. A. S. (2018). Prevalence of impostor phenomenon among medical students in a Malaysian private medical school. International Journal of Medical Students, 6(2), 66-70. DOI: https://doi.org/10.5195/ijms.2018.10
Hoff, T. (2021). The gender pay gap in medicine: a systematic review. Health Care Management Review, 46(3), e37-E49. DOI: https://doi.org/10.1097/HMR.0000000000000290
Houseknecht, V. E., Roma, B., Stolfi, A., & Borges, N. J. (2019). A longitudinal assessment of professional identity, wellness, imposter phenomenon, and calling to medicine among medical students. Medical Science Educator, 29(2), 493-497. DOI: https://doi.org/10.1007/s40670-019-00718-0
Jaisson, M. (2018). O estudo de práticas médicas: o cenário da sociologia das profissões. Saúde e Sociedade, 27, 704-714. DOI: https://doi.org/10.1590/s0104-12902018180842
Koveshnikov, A., Vaara, E., & Ehrnrooth, M. (2016). Trabalho de identidade gerencial baseado em estereótipos em corporações multinacionais. Estudos de Organização, 37 (9), 1353-1379. DOI: https://doi.org/10.1177/0170840616634129
Linzer, M., Harwood, E. (2018). Expectativas de gênero: elas contribuem para o alto burnout entre médicas? Journal Gen Intern Medicine, 33(6):963-965. DOI: https://doi.org/10.1007/s11606-018-4330-0
Matthews, J., Bialocerkowski, A., & Molineux, M. (2019). Professional identity measures for student health professionals–a systematic review of psychometric properties. BMC Medical Education, 19(1), 1-10. DOI: https://doi.org/10.1186/s12909-019-1660-5
Mayer, F. B. (2017). A prevalência de sintomas de depressão e ansiedade entre os estudantes de medicina: um estudo multicêntrico no Brasil (Tese de Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo.
Mingoti, S. A. (2007). Análise de dados através de métodos de estatística multivariada. Belo Horizonte: Editora UFMG.
Moretti-Pires, R. O., Guadagni, L. I., Tesses-Júnior, Z. C., Campos, D. ., & Turatti, B. O. (2020). Preconceito contra diversidade sexual e de gênero entre estudantes de medicina de 1º ao 8º Semestre de um Curso da Região Sul do Brasil. Revista Brasileira de Educação Médica, 43, 557-567. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-5271v43suplemento1-20190076
McNally, S. (2020). Gender differences in tertiary education: what explains STEM participation? IZA Policy Paper, 165, 1-34.
Oliveira, R. J. et al. (2020). Síndrome de Burnout em residentes médicos: uma revisão bibliográfica. Brazilian Journal of Heath Review, 3(4), 8049-8063. DOI: https://doi.org/10.34119/bjhrv3n4-067
Pingree, E. W. et al. (2020). Encouraging entrustment: a qualitative study of resident behaviors that promote entrustment. Academic Medicine, 95(11), 1718-1725. DOI: https://doi.org/10.1097/ACM.0000000000003487
Scheffer, M. et al. (2020). Demografia médica no Brasil 2020. São Paulo: FMUSP, CFM, 125.
Tabachnick, B. G., & Fidell, L. S. (2007). Using multivariate statistics. 5th ed. Boston: Pearson/Allyn & Bacon.
Vieira, A., Alves, M., Monteiro, P. R. R., & Garcia, F. C. (2013). Mulheres nas equipes de enfermagem: identificação organizacional e vivências de prazer e sofrimento. Revista Latino-Americana de Enfermagem, 21, 1127-1136. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-11692013000500016
Vieira, A., Alves, M., Monteiro, P. R. R., & Garcia, F. C., Soares, D. S. (2016). Construção de uma escala de auto e heteropercepção profissional. Revista de Administração FACES Journal, 15(2), 9-24.
Vieira, A., Carrieri, A. P., Monteiro, P. R. R., Roquete, F. F. (2017). Gender differences and professional identities in health and engineering. BAR-Revisão da Administração Brasileira, 14(1), e160082, 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/1807-7692bar2017160082
Wilmers, N., & Aeppli, C. (2021). Consolidated advantage: new organizational dynamics of wage inequality. American Sociological Review, 86(6), 1100-1130. DOI: https://doi.org/10.1177/00031224211049205
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
• 1. The author(s) authorize the publication of the article in the journal.
• 2. The author(s) ensure that the contribution is original and unpublished and is not being evaluated in other journal(s).
• 3. The journal is not responsible for the opinions, ideas and concepts expressed in the texts because they are the sole responsibility of the author(s).
• 4. The publishers reserve the right to make adjustments and textual adaptation to the norms of APA.
• 5. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication, with the work [SPECIFY PERIOD OF TIME] after publication simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
• 6. Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
• 7. Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access) at http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html