Gestão do conhecimento e trabalho remoto: um estudo de caso em uma unidade acadêmica pública de educação a distância
DOI:
https://doi.org/10.7769/gesec.v14i2.1557Keywords:
Gestão do Conhecimento, Trabalho Remoto, IPES, UnebAbstract
O conhecimento é o principal elemento da evolução da sociedade civil, seja na esfera pessoal ou organizacional. É nesta perspectiva que esta investigação se insere, possuindo como objetivo geral mensurar a gestão do conhecimento na UNEAD durante o trabalho remoto. Em relação ao percurso metodológico, trata-se de uma pesquisa descritiva de abordagem quantitativa, realizada na Unidade Acadêmica de Educação a Distância (Unead) da Universidade do Estado da Bahia (Uneb). No que se refere aos procedimentos, partiu-se de uma revisão da literatura sobre a temática central deste estudo, optando-se pela utilização de uma escala multifatorial quantitativa desenvolvida e validada por Pais (2014): Escala de Gestão do Conhecimento (EGC), estruturada como questionário eletrônico no Google Forms, como instrumento de coleta de dados. Os dados coletados foram analisados através da estatística descritiva, utilizando para tabulação e cálculos das médias de cada fator da escala, o aplicativo Excel. Cabe destacar que o uso da estatística, neste caso, não tem a intenção de generalizar os resultados e fazer inferências, isto porque, a amostra não é probabilística. Os resultados apontam que os respondentes atribuem valor ao conhecimento no sentido de otimizar o desempenho organizacional e a responsabilidade em cumprir suas funções.
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