Fortalecimento de marca empresarial por meio de práticas sustentáveis, marketing digital e tecnologia Blockchain

Authors

DOI:

https://doi.org/10.7769/gesec.v14i1.1550

Keywords:

Açúcar Mascavo, Ethereum, Negócios Eletrônicos, Rastreabilidade

Abstract

A adoção de práticas sustentáveis pelas empresas, traz diferencial competitivo e fortalece a marca das organizações que adotam essas práticas, uma vez que a sociedade, sobretudo os consumidores, mas também, o governo, os investidores, os acionistas, os funcionários e os fornecedores, tem valorizado cada vez mais o papel exercido pelas empresas nas questões sociais e ambientais. Isto é resultado de uma sociedade cada vez mais preocupada com a preservação do meio ambiente e com a sustentabilidade, devido à ocorrência cada vez mais frequente de eventos extremos, como tempestades, furacões, inundações e secas. Consequentemente, valorizando as empresas que tem uma postura pró-ativa nas questões ambientais. Nesse sentido, informações sobre a qualidade dos produtos, processos produtivos sustentáveis e origem das matérias-primas utilizadas em sua produção podem agregar valor e auxiliar na abertura de mercados mais exigentes, que aceitam pagar mais por produtos ambientalmente corretos e socialmente justos. Sendo que a confiabilidade das informações apresentadas passa a ser fator primordial. A tecnologia blockchain apresenta-se como ótima solução no quesito integridade dos dados, principalmente pela sua característica de imutabilidade dos dados. Este trabalho descreve um sistema que utiliza tecnologia blockchain para armazenar de forma segura dados de qualidade, processos produtivos e rastreabilidade no intuito de agregar valor ao açúcar mascavo da Usina Granelli. Neste caso de uso, a disponibilização das informações é uma ferramenta de marketing digital para alavancar a venda do produto e fortelecer a marca Granelli.

Downloads

Download data is not yet available.

References

Batista, E. S., & Macêdo, M. E. C. (2021). Sustentabilidade e Branding no Processo de Consolidar a Marca/Sustainability and Branding in the Brand Consolidation Process. ID on line. Revista de psicologia, 15(54), 410-418.

Bursztyn, M., & Eiró, F. (2015). Mudanças climáticas e distribuição social da percepção de risco no Brasil. Sociedade e Estado, 30, 471-493.

Cintra, F. C. (2010). Marketing Digital: a era da tecnologia on-line. Investigação, 10(1).

da Costa, G. C. G. (2007). Negócios Eletrônicos – uma abordagem estratégica e gerencial.

Durach, C. F., Blesik, T., von Düring, M., & Bick, M. (2021). Blockchain applications in supply chain transactions. Journal of Business Logistics, 42(1), 7-24.

DUTRA, M. C. P. M., & LIMA, E. V. (2016). ESTUDO DA PERCEPÇÃO E PREFERÊNCIA DO CONSUMIDOR MARANHENSE QUANTO A PRODUTOS VERDES.

ETHEREUM PROJECT (2018). Disponível em: <https://www.ethereum.org/>. Acesso em: 01 mai. 2022.

Gomes, F. P., & Tortato, U. (2011). Adoção de práticas de sustentabilidade como vantagem competitiva: evidências empíricas. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, 5(2), 33-49.

Gouveia, L. B. (2006). Negócio Electrónico-conceitos e perspectivas de desenvolvimento.

Nakamoto, S. (2008). Bitcoin: A peer-to-peer electronic cash system. Decentralized Business Review, 21260.

PLATAFORMA SYDLE ONE (2021). E-business. SYDLE. Consultado a 06 de 12 de 2022. https://www.sydle.com/br/blog/e-business-612541b6b060f57604938af9/.

Sarkar, S., Dharavath, R., & Jadav Badavath, H. (2022). Ethereum MongoDB: Integrating Blockchain with Non-relational Databases. In Proceedings of International Conference on Computational Intelligence and Data Engineering (pp. 17-28). Springer, Singapore.

Yano, I. H., CASTRO, A. D., CANÇADO, G. D. A., & da SILVA, F. C. (2020). Storing data of sugarcane industry processes using blockchain technology. In Embrapa Agricultura Digital-Artigo em anais de congresso (ALICE). In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 40., 2020, Foz do Iguaçu. Contribuições da engenharia de produção para a gestão de operações energéticas sustentáveis: anais. Rio de Janeiro: ABEPRO, 2020.

Published

2023-01-18

How to Cite

Yano, I. H. ., Castro, A. de ., Granelli, M. A. ., & Silva, F. C. da . (2023). Fortalecimento de marca empresarial por meio de práticas sustentáveis, marketing digital e tecnologia Blockchain. Revista De Gestão E Secretariado (Management and Administrative Professional Review), 14(1), 802–819. https://doi.org/10.7769/gesec.v14i1.1550