Fortalecimento de marca empresarial por meio de práticas sustentáveis, marketing digital e tecnologia Blockchain
DOI:
https://doi.org/10.7769/gesec.v14i1.1550Keywords:
Açúcar Mascavo, Ethereum, Negócios Eletrônicos, RastreabilidadeAbstract
A adoção de práticas sustentáveis pelas empresas, traz diferencial competitivo e fortalece a marca das organizações que adotam essas práticas, uma vez que a sociedade, sobretudo os consumidores, mas também, o governo, os investidores, os acionistas, os funcionários e os fornecedores, tem valorizado cada vez mais o papel exercido pelas empresas nas questões sociais e ambientais. Isto é resultado de uma sociedade cada vez mais preocupada com a preservação do meio ambiente e com a sustentabilidade, devido à ocorrência cada vez mais frequente de eventos extremos, como tempestades, furacões, inundações e secas. Consequentemente, valorizando as empresas que tem uma postura pró-ativa nas questões ambientais. Nesse sentido, informações sobre a qualidade dos produtos, processos produtivos sustentáveis e origem das matérias-primas utilizadas em sua produção podem agregar valor e auxiliar na abertura de mercados mais exigentes, que aceitam pagar mais por produtos ambientalmente corretos e socialmente justos. Sendo que a confiabilidade das informações apresentadas passa a ser fator primordial. A tecnologia blockchain apresenta-se como ótima solução no quesito integridade dos dados, principalmente pela sua característica de imutabilidade dos dados. Este trabalho descreve um sistema que utiliza tecnologia blockchain para armazenar de forma segura dados de qualidade, processos produtivos e rastreabilidade no intuito de agregar valor ao açúcar mascavo da Usina Granelli. Neste caso de uso, a disponibilização das informações é uma ferramenta de marketing digital para alavancar a venda do produto e fortelecer a marca Granelli.
Downloads
References
Batista, E. S., & Macêdo, M. E. C. (2021). Sustentabilidade e Branding no Processo de Consolidar a Marca/Sustainability and Branding in the Brand Consolidation Process. ID on line. Revista de psicologia, 15(54), 410-418.
Bursztyn, M., & Eiró, F. (2015). Mudanças climáticas e distribuição social da percepção de risco no Brasil. Sociedade e Estado, 30, 471-493.
Cintra, F. C. (2010). Marketing Digital: a era da tecnologia on-line. Investigação, 10(1).
da Costa, G. C. G. (2007). Negócios Eletrônicos – uma abordagem estratégica e gerencial.
Durach, C. F., Blesik, T., von Düring, M., & Bick, M. (2021). Blockchain applications in supply chain transactions. Journal of Business Logistics, 42(1), 7-24.
DUTRA, M. C. P. M., & LIMA, E. V. (2016). ESTUDO DA PERCEPÇÃO E PREFERÊNCIA DO CONSUMIDOR MARANHENSE QUANTO A PRODUTOS VERDES.
ETHEREUM PROJECT (2018). Disponível em: <https://www.ethereum.org/>. Acesso em: 01 mai. 2022.
Gomes, F. P., & Tortato, U. (2011). Adoção de práticas de sustentabilidade como vantagem competitiva: evidências empíricas. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, 5(2), 33-49.
Gouveia, L. B. (2006). Negócio Electrónico-conceitos e perspectivas de desenvolvimento.
Nakamoto, S. (2008). Bitcoin: A peer-to-peer electronic cash system. Decentralized Business Review, 21260.
PLATAFORMA SYDLE ONE (2021). E-business. SYDLE. Consultado a 06 de 12 de 2022. https://www.sydle.com/br/blog/e-business-612541b6b060f57604938af9/.
Sarkar, S., Dharavath, R., & Jadav Badavath, H. (2022). Ethereum MongoDB: Integrating Blockchain with Non-relational Databases. In Proceedings of International Conference on Computational Intelligence and Data Engineering (pp. 17-28). Springer, Singapore.
Yano, I. H., CASTRO, A. D., CANÇADO, G. D. A., & da SILVA, F. C. (2020). Storing data of sugarcane industry processes using blockchain technology. In Embrapa Agricultura Digital-Artigo em anais de congresso (ALICE). In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 40., 2020, Foz do Iguaçu. Contribuições da engenharia de produção para a gestão de operações energéticas sustentáveis: anais. Rio de Janeiro: ABEPRO, 2020.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
• 1. The author(s) authorize the publication of the article in the journal.
• 2. The author(s) ensure that the contribution is original and unpublished and is not being evaluated in other journal(s).
• 3. The journal is not responsible for the opinions, ideas and concepts expressed in the texts because they are the sole responsibility of the author(s).
• 4. The publishers reserve the right to make adjustments and textual adaptation to the norms of APA.
• 5. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication, with the work [SPECIFY PERIOD OF TIME] after publication simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
• 6. Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
• 7. Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access) at http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html