Análise discriminante e probabilidade de evasão dos alunos de engenharia de produção na UFSJ

Authors

DOI:

https://doi.org/10.7769/gesec.v14i1.1545

Keywords:

Evasão, Ensino Superior, Engenharia de Produção, Análise Discriminante

Abstract

A evasão estudantil no ensino superior é um problema que afeta diversas instituições de ensino, podendo causar desperdícios acadêmicos, sociais e econômicos. Neste contexto, o presente estudo teve como objetivo identificar as características que mais discriminaram o grupo de alunos evasores dos não evasores no curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Para alcançar tais resultados foram extraídos da base de dados da instituição informações a respeito dos alunos que ingressaram no curso mencionado entre os anos de 2014 e 2018. Posteriormente foi realizada a exportação destes para o software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) e utilizada a técnica de análise discriminante. Os resultados da pesquisa demonstraram que existe uma considerável quantidade de evasões acontecendo no curso analisado. Foi possível ainda, encontrar uma função discriminante com precisão real de mais de 90% que permite a preemptiva identificação de alunos mais propensos a abandonar o curso e consequentemente facilitar o trabalho da gestão ou da coordenação para que possam agir de forma diferenciada com tais alunos, a fim de evitar desistências.

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Published

2023-01-18

How to Cite

Felizardo, L. F. ., Silva, V. de S. ., Carmo, G. do ., Gualberto, D. R. ., & Antonialli, L. M. . (2023). Análise discriminante e probabilidade de evasão dos alunos de engenharia de produção na UFSJ. Revista De Gestão E Secretariado (Management and Administrative Professional Review), 14(1), 750–767. https://doi.org/10.7769/gesec.v14i1.1545