Análise discriminante e probabilidade de evasão dos alunos de engenharia de produção na UFSJ
DOI:
https://doi.org/10.7769/gesec.v14i1.1545Keywords:
Evasão, Ensino Superior, Engenharia de Produção, Análise DiscriminanteAbstract
A evasão estudantil no ensino superior é um problema que afeta diversas instituições de ensino, podendo causar desperdícios acadêmicos, sociais e econômicos. Neste contexto, o presente estudo teve como objetivo identificar as características que mais discriminaram o grupo de alunos evasores dos não evasores no curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Para alcançar tais resultados foram extraídos da base de dados da instituição informações a respeito dos alunos que ingressaram no curso mencionado entre os anos de 2014 e 2018. Posteriormente foi realizada a exportação destes para o software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) e utilizada a técnica de análise discriminante. Os resultados da pesquisa demonstraram que existe uma considerável quantidade de evasões acontecendo no curso analisado. Foi possível ainda, encontrar uma função discriminante com precisão real de mais de 90% que permite a preemptiva identificação de alunos mais propensos a abandonar o curso e consequentemente facilitar o trabalho da gestão ou da coordenação para que possam agir de forma diferenciada com tais alunos, a fim de evitar desistências.
Downloads
References
FRITSCH, R.; DA ROCHA, C. S.; VITELLI, R. F.. A evasão nos cursos de graduação em uma instituição de ensino superior privada. Revista Educação em Questão, v. 52, n. 38, p. 81-108, 2015.
HARDOON, D. R.; SZEDMAK, S.; SHAWE-TAYLOR, J. Canonical correlation analysis: An overview with application to learning methods. Neural computation, v. 16, n. 12, p. 2639-2664, 2004.
KAUARK, F. S.; MANHÃES, F. C.; MEDEIROS, C. H. Metodologia da pesquisa: um guia prático. 2010.
MARTINS, G. A.; THEÓPHILO, G. A. Metodologia da investigação científica para ciências sociais aplicadas. 3 ed. São Paulo: 2016
RIGO, Sandro José; BARBOSA, Jorge; CAMBRUZZI, Wagner. Educação em Engenharia e Mineração de Dados Educacionais: oportunidades para o tratamento da evasão. EaD & Tecnologias Digitais na Educação, v. 2, n. 3, p. 30-40, 2014.
SACCARO, A.; FRANÇA, M. T. A.; JACINTO, P. A.. Fatores Associados à Evasão no Ensino Superior Brasileiro: um estudo de análise de sobrevivência para os cursos das áreas de Ciência, Matemática e Computação e de Engenharia, Produção e Construção em instituições públicas e privadas. Estudos Econômicos (São Paulo), v. 49, n. 2, p. 337-373, 2019.
SHERRY, A.; HENSON, R. K. Conducting and interpreting canonical correlation analysis in personality research: A user-friendly primer. Journal of personality assessment, v. 84, n. 1, p. 37-48, 2005.
SILVA FILHO, R. L. L., et al. A evasão no ensino superior brasileiro. Cadernos de pesquisa, v. 37, n. 132, p. 641-659, 2007.
UFSJ. Resolução Nº 012, de 4 de abril de 2018. Institui e regulamenta procedimentos acadêmicos no âmbito dos Cursos de Graduação da UFSJ e dá outras providências. 2018. Disponível em: <https://ufsj.edu.br/colet/resolucoes.php/>. Acesso em: 20 de jun. de 2019.
UFSJ. UFSJ extingue Vestibular tradicional. Página de Notícias, 2013. Disponível em: <https://ufsj.edu.br/noticias_ler.php?codigo_noticia=3724/>. Acesso em: 20 de jun. de 2019.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
• 1. The author(s) authorize the publication of the article in the journal.
• 2. The author(s) ensure that the contribution is original and unpublished and is not being evaluated in other journal(s).
• 3. The journal is not responsible for the opinions, ideas and concepts expressed in the texts because they are the sole responsibility of the author(s).
• 4. The publishers reserve the right to make adjustments and textual adaptation to the norms of APA.
• 5. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication, with the work [SPECIFY PERIOD OF TIME] after publication simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
• 6. Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
• 7. Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access) at http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html