VLT como elemento inovador do transporte público brasileiro

Authors

DOI:

https://doi.org/10.7769/gesec.v14i1.1541

Keywords:

Veículo Leve sobre Trilhos, Transporte Ferroviário, Inovação

Abstract

Breve análise do sistema de transporte ferroviário de passageiros de média capacidade denominado Veículo Leve sobre Trilhos – VLT, discorrendo sobre sua potencialidade como elemento inovador na requalificação do transporte e do espaço urbano, bem como sua contribuição no resgate do transporte regional sobre trilhos, sendo neste um indutor do desenvolvimento em regiões fora do perímetro das capitais. O trabalho apresenta a importância do sistema, seu histórico e benefícios nos dois segmentos citados, o que representa um incremento de qualidade ao transporte de massa no Brasil.

Downloads

Download data is not yet available.

References

BRASIL. Balanço do PAC – 2 anos. Relatório quadrimestral de acompanhamento, Brasília: Casa Civil, 2008.

CASTELLO BRANCO, J. E. & FERREIRA, R. Tratado de estradas de ferro – material rodante, Rio de Janeiro: Reflexus, 2000.

CBTU. Especificações Técnicas do VLT Padrão. Disponível em www.cbtu.gov.br. Acesso em 19.08.2010.

DANTAS FILHO, N. M. A Cidade dos Bondes – uma nova mobilidade para uma nova cidade. Monografia premiada, 5° concurso de monografia CBTU 2009 – a cidade nos trilhos, 2009.

DIÓGENES, G. S. Uma Contribuição ao Estudo dos Indicadores de Desempenho Operacional de Ferrovias de Carga: o Caso da Companhia Ferroviária do Nordeste – CFN. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes), Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2002.

GAUDIOSO, M. A. e IGREJAS, R. Estruturação de concessão em mobilidade urbana por opções reais: um estudo de caso do VLT de João Pessoa. BNDES, v. 28, n. 55, p. 241-281, mar. 2022.

GEIPOT. Transportes no Brasil: história e reflexões. Recife: Editora universitária da UFPE, 2001.

GUSSON, C. S. Os novos bondes e a requalificação urbana. Artigo (4° Concurso de Monografia CBTU – A Cidade nos Trilhos). Rio de Janeiro: CBTU, 2008.

KLIMEKOWSKI, F. & MIELKE, A. Desenvolvimento Regional: A Ferrovia em Jaraguá do Sul. Artigo (3° Concurso de Monografia CBTU – A Cidade nos Trilhos). Rio de Janeiro: CBTU, 2007.

LANG, A. E. As ferrovias no Brasil e avaliação econômica de projetos: uma aplicação em projetos ferroviários. Dissertação (Mestrado em Transportes), Universidade de Brasília, 2007.

METROFOR, Metrô do Cariri. Apresentação em PowerPoint, CONINFRA, São Paulo, 2008.

METRÔ-DF - Metrô do Distrito Federal. Home Page do Metrô do DF. Disponível em <http://www.metro.df.gov.br/>. Acesso em 10 de agosto de 2020.

MINTRA - Madrid, Infraestructuras del Transporte. & CRTM – Consorcio Regional de Transporte de Madrid. Transporte público, metro ligero. Madrid: Perteneciente a la Comunidad de Madrid, 2008.

SCHARINGER, J. F. Trens regionais de passageiros: o renascimento de um vetor de desenvolvimento econômico no país. Estudo Rio de Janeiro: BNDES, 2002.

SCHUMPETER, J. A. Teoria del desenvolvimento conómico. México: FCE, 1978.

SCHMOOKLER, J. Fuentes económicas de la actividade inventiva". In: Rosenberg, N. (org.) Economía del cambio tecnológico. México: Fondo de Cultura Económica, 1979.

UITP – International Association of Public Transport. Light rail and tram: the European outlook. Brussels: UITP, 2019. Disponível em: https://cms.uitp.org/wp/wp-content/uploads/2020/09/Statistics-Brief-LRT- Europe2.pdf. Acesso em: 17 de junho de 2022.

Published

2023-01-18

How to Cite

Santos , J. V. ., Júnior, A. S. ., & Rodrigues, S. G. . (2023). VLT como elemento inovador do transporte público brasileiro. Revista De Gestão E Secretariado (Management and Administrative Professional Review), 14(1), 662–680. https://doi.org/10.7769/gesec.v14i1.1541