Um modelo de avaliação de executoras de projetos em assistência técnica e extensão rural
DOI:
https://doi.org/10.7769/gesec.v14i1.1508Keywords:
Matriz de Avaliação, Eficiência, Análise Envoltória de Dados, SatisfaçãoAbstract
A avaliação de projetos de assistência técnica e extensão rural sempre foi um problema a ser resolvido. Usando os aportes teóricos da eficiência e da satisfação, este artigo propôs um novo modelo para esta avaliação. Um estudo de caso (Projeto Bahia Produtiva) foi usado como objeto para fazer uma aplicação deste modelo. Este estudo de caso iniciou-se utilizando a Análise Envoltória de Dados (DEA, em inglês) para determinar a lista de empresas executoras de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) em relação à sua eficiência. Após isso dados de satisfação dos stakeholders do projeto destas mesmas empresas, disponibilizadas pela entidade gestora do projeto, foram também usados. Como um novo modelo de avaliação proposto elaborou-se uma matriz conjunta com base nestes índices de satisfação e eficiência, assim obtendo-se quatro (04) tipologias das empresas quanto aos seus valores indicados. Observou-se que, com os resultados aqui expostos, esta nova proposta de avaliação permitirá aos gestores públicos uma análise mais assertiva e mais objetiva destas empresas executoras. Portanto notase que este artigo inova ao propor um modelo de avaliação das instituições executoras de Assistência Técnica e Extensão Rural e depois aplicá-lo para um projeto com o uso recursos públicos nacionais e também fontes internacionais.
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