Atividades empreendedoras em universidades: estudo de casos múltiplos em universidades paranaenses
DOI:
https://doi.org/10.7769/gesec.v14i1.1503Keywords:
Universidades empreendedoras, atividades empreendedoras na universidade, empreendedorismo acadêmicoAbstract
A universidade empreendedora é entendida como capaz de promover novas alternativas em sua comunidade, à medida que identifica novas oportunidades de empreendimentos que trazem impactos sociais e econômicos A literatura desenvolvida sobre o tema nas últimas décadas denota a preocupação dos pesquisadores em compreender o que pode ser feito para aperfeiçoar e impulsionar as universidades no desenvolvimento de atividades empreendedoras. Este estudo tem como pergunta norteadora central: como as universidades paranaenses desenvolvem atividades empreendedoras por meio de suas agências de inovação/NITs? Essas agências são de fundamental importância no suporte à criação e à transferência das tecnologias e no desenvolvimento de ações empreendedoras das universidades. Foi realizado um estudo qualitativo por meio da estratégia de estudo de casos múltiplos com sete universidades localizadas no Estado do Paraná e a análise dos casos permitiu a comparação das principais atividades empreendedoras desenvolvidas nas universidades. Esse estudo tem como contribuição teórica ampliar a compreensão de como as atividades empreendedoras desenvolvidas pelas agências de inovação/NITs nas universidades podem orientar a sua atuação para atender as demandas da sociedade e dos mercados. Além disso, novos insights sobre o tema podem levar gestores a assegurar vantagens que garantam a sustentabilidade da universidade e responder prontamente aos desafios.
Downloads
References
Abreu, M., Demirel, P., Grinevich, V., & Karataş-Özkan, M. (2016). Entrepreneurial practices in research-intensive and teaching-led universities. Small Business Economics, 47(3), 695–717. https://doi.org/10.1007/s11187-016-9754-5 DOI: https://doi.org/10.1007/s11187-016-9754-5
Abreu, M., & Grinevich, V. (2013). The nature of academic entrepreneurship in the UK: Widening the focus on entrepreneurial activities. Research Policy, 42(2), 408–422. https://doi.org/10.1016/J.RESPOL.2012.10.005 DOI: https://doi.org/10.1016/j.respol.2012.10.005
Azevedo, S. I., Gaspar, J. V., & Teixeira, C. S. (2016). Análise Característica Das Incubadoras De Base Tecnológica. Revista Eletrônica Do Alto Vale Do Itajaí, 5(8), 072–081. https://doi.org/10.5965/2316419005082016072 DOI: https://doi.org/10.5965/2316419005082016072
Bardin, L. (2011). Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70.
Bengtsson, L. (2017). A comparison of university technology transfer offices’ commercialization strategies in the Scandinavian countries. Science and Public Policy, 44(4), 565–577. DOI: https://doi.org/10.1093/scipol/scw086
Berni, J. A., Gomes, C. M. G., Perlin, A. P. P., Kneipp, J. M. K., & Frizzo, K. (2015). Interação universidade-empresa para a inovação e a transferência de tecnologia. Revista Gestão Universitária Na América Latina - GUAL, 8(2), 258–277. https://doi.org/10.5007/1983-4535.2015v8n2p258 DOI: https://doi.org/10.5007/1983-4535.2015v8n2p258
Bezanilla, M. J., García-Olalla, A., Paños-Castro, J., & Arruti, A. (2020). Developing the entrepreneurial university: Factors of influence. Sustainability (Switzerland), 12(3). https://doi.org/10.3390/su12030842 DOI: https://doi.org/10.3390/su12030842
Bolzani, D., Munari, F., Rasmussen, E., & Toschi, L. (2021). Technology transfer offices as providers of science and technology entrepreneurship education. Journal of Technology Transfer. https://doi.org/10.1007/s10961-020-09788-4 DOI: https://doi.org/10.1007/s10961-020-09788-4
Bozeman, B. (2000). Technology transfer and public policy: A review of research and theory. Research Policy, 29(4), 627–655. DOI: https://doi.org/10.1016/S0048-7333(99)00093-1
Bozeman, B., Fay, D., & Slade, C. P. (2013). Research collaboration in universities and academic entrepreneurship: the-state-of-the-art. The Journal of Technology Transfer, 38(1), 1–67. https://doi.org/10.1007/s10961-012-9281-8 DOI: https://doi.org/10.1007/s10961-012-9281-8
Breznitz, S. M., Clayton, P. A., Defazio, D., & Isett, K. R. (2017). Have you been served? The impact of university entrepreneurial support on start-ups’ network formation. The Journal of Technology Transfer, 43(2), 343–367. https://doi.org/10.1007/s10961-017-9565-0 DOI: https://doi.org/10.1007/s10961-017-9565-0
Cooper, D. R., & Schindler, P. S. (2014). Business Reseach Methods (12th ed.). New York: McGraw-Hill Irwin.
Cruz, C. H. de B. (2000). A Universidade, a empresa e a pesquisa que o país precisa. In Parcerias Estratégicas (Vol. 8, pp. 5–30). Centro de Estudos Estratégicos do Ministério da Ciência e Tecnologia.
Davey, T. (2013). The partnering university approach: An example of how to create long term strategic partnerships with industry. In Fostering University-Industry Relationships, Entrepreneurial Universities and Collaborative Innovation. 19–30.
Desidério, P. H. M., & Zilber, M. A. (2014). Barreiras no Processo de Transferência Tecnológica entre Agências de Inovação e Empresas: observações em universidades públicas e privadas. Revista Gestão & Tecnologia, 14(2), 101–126. Retrieved from http://revistagt.fpl.edu.br/
Dias, A. A., & Geciane Silveira Porto. (2013). Gestão de Transferência de Tecnologia na Inova Unicamp. Revista de Administração Contemporânea, 17(3), 263–284. DOI: https://doi.org/10.1590/S1415-65552013000300002
Eisenhardt, K. M. (1989). Building Theories from Case Study Research. Academic Management Review, 14(4), 532–550. https://doi.org/10.2307/258557 DOI: https://doi.org/10.5465/amr.1989.4308385
Etzkowitz, H. (1994). Technology Centers and Industrial Policy: the Emergence of the Interventionist State. Science and Public Policy, 21(2), 79–87.
Etzkowitz, H. (2004). The evolution of the entrepreneurial university. Int. J. Technology and Globalisation, 1(1), 64–77. DOI: https://doi.org/10.1504/IJTG.2004.004551
Etzkowitz, H. (2013). Anatomy of the entrepreneurial university. Social Science Information, 2(3), 486–511. DOI: https://doi.org/10.1177/0539018413485832
Etzkowitz, H., & Brisolla, S. N. (1999). Failure and success: the fate of industrial policy in Latin America and South East Asia. Research Policy, 28(4), 337–350. DOI: https://doi.org/10.1016/S0048-7333(98)00077-8
Etzkowitz, H., & Leydesdorff, L. (2000). The dynamics of innovation: from National Systems and “Mode 2” to a Triple Helix of university–industry–government relations. Reserarch Policy, 29(2), 109–123. DOI: https://doi.org/10.1016/S0048-7333(99)00055-4
Fini, R., Rasmussen, E., Siegel, D. S., & Wiklund, J. (2018). Re-thinking the commercialization of public science: from entrepreneurial outcomes to societal impacts. Academy of Management Perspectives, 6(6), 1–25. DOI: https://doi.org/10.5465/amp.2017.0206
Fisch, C. O., Hassel, T. M., Sandner, P. G., & Block, J. H. (2014). University patenting: a comparison of 300 leading universities worldwide. The Journal of Technology Transfer, 40(2), 318–345. https://doi.org/10.1007/s10961-014-9355-x DOI: https://doi.org/10.1007/s10961-014-9355-x
Fujino, A., & Stal, E. (2007). Gestão da propriedade intelectual na universidade pública brasileira: diretrizes para licenciamento e comercialização. Revista de Negócios, 12(1), 104–120. DOI: https://doi.org/10.7867/1980-4431.2007v12n1p104-120
Galán-Muros, V., van der Sijde, P., Groenewegen, P., & Baaken, T. (2017). Nurture over nature: How do European universities support their collaboration with business? Journal of Technology Transfer, 42(1), 184–205. https://doi.org/10.1007/s10961-015-9451-6 DOI: https://doi.org/10.1007/s10961-015-9451-6
Geoghegan, W., O’Kane, C., & Fitzgerald, C. (2015). Technology transfer offices as a nexus within the triple helix: The progression of the university’s role. International Journal of Technology Management, 68(3–4), 255–277. https://doi.org/10.1504/IJTM.2015.069660 DOI: https://doi.org/10.1504/IJTM.2015.069660
Ghobril, A. N., Baker, D., Rokop, N., & Carlson, C. R. (2020). Para Além dos Cursos de Empreendedorismo: estratégia, estrutura e processos na Illinois tech para se tornar uma universidade empreendedora. Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (Vol. 9). https://doi.org/10.14211/regepe.v9i1.1539 DOI: https://doi.org/10.14211/regepe.v9i1.1539
Gianluca, E., Secundo, G. & Passiante, G., (2017). Pathways towards the entrepreneurial university for creating entrepreneurial engineers: an Italian case. International Journal of Entrepreneurship and Innovation Management, 21(1/2), 27. https://doi.org/10.1504/IJEIM.2017.081486 DOI: https://doi.org/10.1504/IJEIM.2017.10002349
Godoi, C. K., Bandeira-de-Melo, R., & Silva, A. B. da. (2006). Pesquisa qualitativa em estudos organizacionais: Paradigmas, Estratégias e Métodos. São Paulo: Saraiva.
Gonçalves, A. A., & Tomaél, M. I. (2014). Proteção do conhecimento e inovação: as amarras explícitas em uma universidade do Paraná. LIINC Em Revista, 10(2), 609–623. DOI: https://doi.org/10.18617/liinc.v10i2.717
Grimaldi, D., & Fernandez, V. (2017). The alignment of University curricula with the building of a Smart City: A case study from Barcelona. Technological Forecasting and Social Change, 123, 298–306. DOI: https://doi.org/10.1016/j.techfore.2016.03.011
Guerrero, M., Cunningham, J. A., & Urbano, D. (2015). Economic impact of entrepreneurial universities’ activities: an exploratory study of the United Kingdom. Research Policy, 44(3), 748–764. https://doi.org/10.1016/j.respol.2014.10.008 DOI: https://doi.org/10.1016/j.respol.2014.10.008
Guerrero, M., Urbano, D., Cunningham, J. A., & Gajón, E. (2018). Determinants of Graduates’ Start-Ups Creation across a Multi-Campus Entrepreneurial University: The Case of Monterrey Institute of Technology and Higher Education. Journal of Small Business Management, 56(1), 150–178. https://doi.org/10.1111/jsbm.12366 DOI: https://doi.org/10.1111/jsbm.12366
Guerrero, M., Urbano, D., Cunningham, J., & Organ, D. (2014). Entrepreneurial universities in two European regions: a case study comparison. The Journal of Technology Transfer, 39(3), 415–434. https://doi.org/10.1007/s10961-012-9287-2 DOI: https://doi.org/10.1007/s10961-012-9287-2
Guerrero, Maribel;, Urbano, D., Fayolle, A., Klofsten, M., & Mian, S. (2016). Entrepreneurial universities: emerging models in the new social and economic landscape. Small Business Economics, 47(3), 551–563. https://doi.org/10.1007/s11187-016-9755-4 DOI: https://doi.org/10.1007/s11187-016-9755-4
Hayter, C. S. (2016). Constraining entrepreneurial development: A knowledge-based view of social networks among academic entrepreneurs. Research Policy, 45(2), 475–490. https://doi.org/10.1016/J.RESPOL.2015.11.003 DOI: https://doi.org/10.1016/j.respol.2015.11.003
Hayter, C. S., Lubynsky, R., & Maroulis, S. (2017). Who is the academic entrepreneur? The role of graduate students in the development of university spinoffs. The Journal of Technology Transfer, 42(6), 1237–1254. https://doi.org/10.1007/s10961-016-9470-y DOI: https://doi.org/10.1007/s10961-016-9470-y
Heblich, S., & Slavtchev, V. (2014). Parent universities and the location of academic startups. Small Business Economics, 42(1), 1–15. https://doi.org/10.1007/s11187-013-9470-3 DOI: https://doi.org/10.1007/s11187-013-9470-3
Inzelt, A., P., L., Sanchez, P., Marian, M., Vigano, F., & Carayol, N. (2006). Third Mission. In Strategic Management of University Research Activities - Methodological Guide (pp. 125-168.).
IPARDES. (2022). Retrieved from https://www.ipardes.pr.gov.br/Pagina/Parana-em-Numeros
Kaniak, V. M. M., Severgnini, E., & Serpe, L. F. (2019). Educação empreendedora nas universidades em países em desenvolvimento: proposta de um framework a partir de metasíntese. Revista Ensino e Pesquisa Em Administração e Engenharia, 5(2), 119–148.
Kirby, D. A., Guerrero, M., & Urbano, D. (2011). Making Universities More Entrepreneurial: Development of a Model. Canadian Journal of Administrative Sciences / Revue Canadienne Des Sciences de l’Administration, 28(3), 302–316. https://doi.org/10.1002/cjas.220 DOI: https://doi.org/10.1002/cjas.220
Kruss, G., & Visser, M. (2017). Putting university–industry interaction into perspective: a differentiated view from inside South African universities. The Journal of Technology Transfer, 42(4), 884–908. https://doi.org/10.1007/s10961-016-9548-6 DOI: https://doi.org/10.1007/s10961-016-9548-6
Kummitha, R. K. R., & Majumdar, S. (2015). Dynamic curriculum development on social entrepreneurship - A case study of TISS. International Journal of Management Education, 13(3), 260–267 DOI: https://doi.org/10.1016/j.ijme.2015.05.005
Lorentz, M. H. do N., Minello, I. F., & Bürger, R. E. (2017). O comportamento empreendedor de diretores de uma instituição de ensino pública e sua percepção quanto à universidade empreendedora. Revista Espacios, 38(5), 1–15.
López, S. F., Pérez, A. B., Rodeiro, A. Pazos, D., Calvo, N. (2015). Are firms interested in collaborating with universities? An open-innovation perspective in countries of the South West European Space. Service Business, 9(4), 637–662. DOI: https://doi.org/10.1007/s11628-014-0243-0
Machado, P. V., Sartori, R., & Crubellate, J. M. (2017). Institucionalização de núcleos de inovação tecnológica em instituições de ciência e tecnologia da região sul do Brasil. REAd. Revista Eletrônica de Administração (Porto Alegre), 23(3), 5–31. DOI: https://doi.org/10.1590/1413-2311.177.67190
Maior-Cabanne, C. L. S., Oliveira, X. L. C., & Teixeira, R. M. (2019). Apoio das Universidades aos Spin-Offs Acadêmicos nas Fases de Early e Later Stage. Revista Eletrônica de Ciência Administrativa, 18(1), 105–131. DOI: https://doi.org/10.21529/RECADM.2019005
Markuerkiaga, L., Caiazza, R., Igartua, J. I., & Errasti, N. (2016). Factors fostering students’ spin-off firm formation: An empirical comparative study of universities from North and South Europe. Journal of Management Development, 35(6), 814–846. https://doi.org/10.1108/JMD-03-2016-0034 DOI: https://doi.org/10.1108/JMD-03-2016-0034
Marques, F. C., Camara, M. R. G., & Carvalho, S. C. (2019). Eficiência das instituições de ensino superior públicas. Estud. Aval. Educ, 30(75), 910–936. DOI: https://doi.org/10.18222/eae.v30i75.5990
Mazdeh, M. M., Razavi, S. M., Hesamamiri, R., Zahedi, M. R., & Elahi, B. (2013). An empirical investigation of entrepreneurship intensity in Iranian state universities. Higher Education, 65(2), 207–226. DOI: https://doi.org/10.1007/s10734-012-9539-y
Merriam, S. B. (2009). Qualitative Research: A guide to design and Implementation (2a ed.). San Francisco, CA: Jossey-Bass.
Miranda, F. J., Chamorro, A., & Rubio, S. (2018). Re-thinking university spin-off: a critical literature review and a research agenda. The Journal of Technology Transfer, 43(4), 1007–1038. https://doi.org/10.1007/s10961-017-9647-z DOI: https://doi.org/10.1007/s10961-017-9647-z
Moraes, G. H. S., Fischer, B. B., Campos, M. L., & Schaeffer, P. R. (2020). University Ecosystems and the Commitment of Faculty Members to Support Entrepreneurial Activity. BAR - Brazilian Administration Review, 17(2), 1–26. https://doi.org/10.1590/1807-7692bar2020190013 DOI: https://doi.org/10.1590/1807-7692bar2020190013
Mueller, S. P. M., & Peruchi, V. (2014). Universidades e a produção de patentes: tópicos de interesse para o estudioso da informação tecnológica. Perspectivas Em Ciências Da Informação, 19(2), 15–36. https://doi.org/10.1016/0016-0032(75)90034-4 DOI: https://doi.org/10.1590/1981-5344/1828
Neuman, W. L. (2014). Social Research Methods: Qualitative and Quantitative Approaches. Relevance of social research (7th ed., Vol. 8). Essex. https://doi.org/10.2307/3211488 DOI: https://doi.org/10.2307/3211488
Neves, M., & Franco, M. (2019). Academic spin-off creation: Barriers and how to overcome them. R&D Management, 48(5), 505–518. DOI: https://doi.org/10.1111/radm.12231
Nyadu-Addo, R., & Mensah, M. S. (2018). Entrepreneurship education in Ghana – the case of the KNUST entrepreneurship clinic. Journal of Small Business and Enterprise Development, 25(4), 573–590. DOI: https://doi.org/10.1108/JSBED-02-2017-0062
Noronha, N. S. de, Santos, T. C. de S., Castro, C. C. de, & Barbosa, D. M. S. (2014). Estratégias de incubação para minimizar as incertezas da ação empreendedora. Revista Pensamento Contemporâneo Em Administração, 8(3), 86. https://doi.org/10.12712/rpca.v8i3.377 DOI: https://doi.org/10.12712/rpca.v8i3.377
O’Kane, C., Mangematin, V., Geoghegan, W., & Fitzgerald, C. (2015). University technology transfer offices: The search for identity to build legitimacy. Research Policy, 44(2), 421–437. https://doi.org/10.1016/J.RESPOL.2014.08.003 DOI: https://doi.org/10.1016/j.respol.2014.08.003
Oliveira, R. M. De, & Velho, L. (2009). Patentes acadêmicas no Brasil: uma análise sobre as universidades públicas paulistas e seus inventores. Parcerias Estratégicas, 14, 173–200.
Padilla-Meléndez, A., Fuster, E., Lockett, N., & del-Aguila-Obra, A. R. (2020). Knowledge spillovers, knowledge filters and entrepreneurial university ecosystems. Emerging role of University-focused venture capital firms. Knowledge Management Research and Practice, 00(00), 1–12. https://doi.org/10.1080/14778238.2020.1740626 DOI: https://doi.org/10.1080/14778238.2020.1740626
Paranhos, J., Cataldo, B., & Pinto, A. C. A. (2018). Criação, institucionalização e funcionamento dos núcleos de inovação tecnológica no brasil: características e desafios. Revista Eletrônica de Administração, 24(2), 253–280. DOI: https://doi.org/10.1590/1413-2311.211.84988
Pereira, K. A. I., Rodrigues, A. M., & Rodrigues, I. C. (2004). As Incubadoras de Empresas da Cidade de Curitiba/PR: caracterização e análise. Revista Ciências Administrativas Ou Journal of Administrative Sciences, 10(2), 318–334. https://doi.org/10.5020/2318-0722.10.2.%P
Pertuzé, J. A., Calder, E. S., Edward, M., & Lucas, W. A. (2010). Best Practices for Collaboration Best Practices for Industry- University. MIT Sloan Management Review, 41(4), 83–90.
Priesnitz, M. C., Camargo, M. E., & Fabris, J. P. (2017). Depósitos de patentes pelas universidades federais brasileiras: distribuição regional e o impacto da lei da inovação. In Propriedade intelectual, tecnologias e empreendedorismo (pp. 15–21). Aracaju, SE: Associação Acadêmica de Propriedade Intelectua.
Sartori, R., Spinosa, L. M., & Nogas, P. S. M. (2017). Práticas de gestão em um núcleo de inovação tecnológica: o caso da Universidade Estadual de Maringá. Sistemas & Gestão, 12(3), 377. https://doi.org/10.20985/1980-5160.2017.v12n3.1193 DOI: https://doi.org/10.20985/1980-5160.2017.v12n3.1193
Schmitz, A., Urbano, D., Dandolini, G. A., de Souza, J. A., & Guerrero, M. (2017). Innovation and entrepreneurship in the academic setting: a systematic literature review. International Entrepreneurship and Management Journal, 13(2), 369–395. https://doi.org/10.1007/s11365-016-0401-z DOI: https://doi.org/10.1007/s11365-016-0401-z
Scholze, S., & Chamas, C. (2000). Instituições públicas de pesquisa e o setor empresarial : o papel da inovação e da propriedade intelectual. Parcerias Estratégicas, Maio(8), 85–92.
Segatto-Mendes, A. P., & Sbragia, R. (2002). O processo de cooperação universidade-empresa em universidades brasileiras. Revista de Administração, 37(4), 58–71.
SETI-PR. (2022). Censo Acadêmico. Retrieved March 1, 2020, from http://www.seti.pr.gov.br/Pagina/Censo-Academico
Singh, A. S., Kaniak, V. M. M., & Segatto, A. P. (2020). Desafios Enfrentados Pelos Núcleos De Inovação Tecnológica (Nits) No Sul Do Brasil E Suas Estratégias De Superação: Um Estudo Multicasos. REA - Revista Eletrônica de Administração, 19(1), 165–187.
Sperrer, M., Müller, C., & Soos, J. (2016). The Concept of the Entrepreneurial University Applied to Universities of Technology in Austria: Already Reality or a Vision of the Future? Technology Innovation Management Review, 6(10), 37–44. DOI: https://doi.org/10.22215/timreview/1026
Steiner, J. E., Cassim, M. B., & Robazzi, A. C. (2013). Parques Tecnológicos : Ambientes de Inovação. Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo.
Suzuki, S., & Okamuro, H. (2017). Determinants of Academic Startups’ Orientation toward International Business Expansion. Administrative Sciences, 7(1), 1. https://doi.org/10.3390/admsci7010001 DOI: https://doi.org/10.3390/admsci7010001
Volles, K., Parisotto, S., & Regina, I. (2017). Universidade Empreendedora e Transferência de Conhecimento e Tecnologia. REAd. Revista Eletrônica de Administração (Porto Alegre), 23(1), 137–155. https://doi.org/10.1590/1413-2311.03716.61355 DOI: https://doi.org/10.1590/1413-2311.03716.61355
Walter, S. G., Schmidt, A., & Walter, A. (2016). Patenting rationales of academic entrepreneurs in weak and strong organizational regimes. Research Policy, 45(2), 533–545. https://doi.org/10.1016/j.respol.2015.11.008 DOI: https://doi.org/10.1016/j.respol.2015.11.008
Woolf, N. H., & Silver, C. (2018). Qualitative analysis using NVivo. New York: Taylor & Francis. DOI: https://doi.org/10.4324/9781315181660
Wright, M., Birley, S., & Mosey, S. (2004). Entrepreneurship and University Technology Transfer. Jornal of Technology Transfer, 29, 235–246. DOI: https://doi.org/10.1023/B:JOTT.0000034121.02507.f3
Yin, R. K. (2011). Qualitative Research from Start to Finish. New York, NY, USA: The Guilford Press.
Yin, R. K. (2015). Estudo de Caso - Planejamento e Métodos (5th ed.). Porto Alegre: Bookman.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Vivien Mariane Massaneiro Kaniak , Rivanda Meira Teixeira

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
• 1. The author(s) authorize the publication of the article in the journal.
• 2. The author(s) ensure that the contribution is original and unpublished and is not being evaluated in other journal(s).
• 3. The journal is not responsible for the opinions, ideas and concepts expressed in the texts because they are the sole responsibility of the author(s).
• 4. The publishers reserve the right to make adjustments and textual adaptation to the norms of APA.
• 5. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication, with the work [SPECIFY PERIOD OF TIME] after publication simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
• 6. Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
• 7. Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access) at http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html