Secretariado Executivo e Empreendedorismo: Realidade ou Utopia?

Autores

  • Sheila Mara Costa Barbosa Universidade de Passo Fundo
  • Daniela Giareta Durante Universidade de Passo Fundo - UPF, Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.7769/gesec.v4i1.143

Palavras-chave:

Empreendedorismo, Intraempreendedorismo, Secretariado Executivo.

Resumo

O Secretário Executivo vem ressaltando seu perfil empreendedor e intraempreendedor e, em consequência, constituindo seu próprio negócio. O presente estudo tem como objetivo evidenciar a inserção e a evolução do empreendedorismo dentro do Secretariado Executivo, bem como a interferência da formação no desenvolvimento do seu potencial empreendedor, pois ainda são poucas as pesquisas e publicações com essa abordagem e, ao mesmo tempo, é crescente a quantidade de profissionais que constituem o seu próprio negócio. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e o estudo de caso múltiplo com dois Secretários Executivos que gerenciam seus próprios negócios. A pesquisa classifica-se como exploratória e descritiva tendo como técnicas a coleta de dados e a entrevista. Com esse estudo percebeu-se que as características empreendedoras e intraempreendedoras são potencializadas pela formação do Secretário Executivo que, por ser ampla e agregar conhecimento de várias áreas, dá embasamento e motivação para o profissional se firmar como empresário de sucesso. Assim, o empreendedorismo é uma realidade na profissão secretarial.

DOI:10.7769/gesec.v4i1.143

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sheila Mara Costa Barbosa, Universidade de Passo Fundo

Graduada em Secretariado Executivo e Especialista em Assessoria Executiva (UPF)

Daniela Giareta Durante, Universidade de Passo Fundo - UPF, Rio Grande do Sul

Possui graduação em Secretariado Executivo Bilíngüe/UPF, especialização em Pedagogia empresarial e em Gestão secretarial e mestrado em Desenvolvimento, na linha de pesquisa de Gestão de organizações para o desenvolvimento/UNIJUÍ (2008). Atualmente é professora e pesquisadora do curso de Secretariado Executivo Bilíngue/UPF, coordenadora de curso de pós-graduação lato sensu de Assessoria Executiva e do bacharelado em Secretariado Executivo. Desenvolve pesquisas na área secretarial, com foco na formação e atuação profissional do secretário executivo. Concentra seus estudos principalmente em torno das seguintes temáticas: gestão, gestão do conhecimento, gestão secretarial, gestão documental, secretariado executivo. Autora do livro "Tópicos especiais em técnicas de secretariado" (2010) e organizadora do "Gestão Secretarial: formação e atuação profissional" (2009). Atuou 10 anos como secretária.

Downloads

Publicado

2013-06-01

Como Citar

Barbosa, S. M. C., & Durante, D. G. (2013). Secretariado Executivo e Empreendedorismo: Realidade ou Utopia?. Revista De Gestão E Secretariado, 4(1), 56–74. https://doi.org/10.7769/gesec.v4i1.143

Edição

Seção

Artigos