Aplicação do Lean Construction no apoio à tomada de decisão de etapa crítica do planejamento: estudo de caso em reforma residencial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7769/gesec.v13i3.1424

Palavras-chave:

Lean Construction, Planejamento Estratégico, Tomada de Decisão

Resumo

  • O setor da construção civil do Brasil é de grande importância para a recuperação do PIB, impactado negativamente em função da pandemia da Covid-19. Este estudo apresenta duas inovações que ajudam a transformar esse quadro. Uma ligada ao estilo de construção e arquitetura, o “conceito aberto” e a outra, uma filosofia de gestão que conquistou espaço em diversas organizações do setor da construção civil, o Lean Construction. O objetivo do trabalho é apresentar e analisar uma etapa de uma reforma residencial, gerenciada através do Lean Construction, utilizando ferramentas para apoio na orientação da tomada de decisões e consequentemente a otimização de processos. A metodologia utilizada consiste em um estudo de caso, tratando das análises e decisões de etapa crítica do planejamento de reforma do imóvel, envolvendo a demolição de três pilares, para viabilizar o conceito aberto. A mudança de cenário durante o projeto incentivou o desenvolvimento de novas ações que permitissem o alcance dos objetivos sem prejudicar o cronograma da reforma, trazendo segurança aos clientes. Os resultados positivos alcançados corroboram a importância da aplicação do Lean Construction, seus princípios e ferramentas para contribuições no planejamento e desenvolvimento de projetos no setor da construção civil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AAAINOVAÇÃO. O que é inovação, 2019. Disponível em: https://blog.aaainovacao.com.br/o-que-e-inovacao/. Acesso em: 25 nov. 2020.

ANDER-EGG, E. Introducción a las técnicas de investigación social: para trabajadores sociales. 7. ed. Buenos Aires: Humanitas, 1978.

BALLARD, G.; HOWELL, G. Shielding Production: Essential Step in Production Control. In: PICCIRILLO, I. N.; SILVA, B. B.; PAKES, P. R. et al. XXXVI Encontro Nacional de Engenharia de Produção. Contribuições da Engenharia de Produção para Melhores Práticas de Gestão e Modernização do Brasil João_Pessoa/PB, Brasil, de 03 a 06 de outubro de 2016.

BERNARDES, M. M. e S. Planejamento e controle da produção para empresas de construção civil. Rio de Janeiro: LTC, 2010.

CBIC - CÂMARA BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO. PIB reforça a importância da construção civil para a retomada da economia, 2020. Disponível em: https://cbic.org.br/pib-reforca-importancia-da-construcao-civil-para-a-retomada-da-economia/. Acesso em: 22 out. 2020.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2017.

KOSKELA, L. Application of the new production philosophy to construction. Stanford: Stanford University. CIFE Technical Report, 72, 1992.

LUCINDA, M. A. Qualidade: Fundamentos e práticas para cursos de graduação. Rio de Janeiro: Brasport, 2010.

MINGO, M. de. Conceito Aberto: saiba porquê esse conceito de layout é tão popular: a ideia de ter um ambiente sem paredes promete mais mobilidade e funcionalidade para um apartamento, 2018. Disponível em: https://casa.abril.com.br/ambientes/conceito-aberto-saiba-porque-esse-conceito-de-layout-e-tao-popular/. Acesso em: 18 out. 2020.

NASCIMENTO, D. P. Planejamento estratégico. Consultor em Programas de Qualidade. Jun 2006. In: TEIXEIRA, C. A. C.; ALONSO, N.; ALONSO, V. L. C. A Importância do Planejamento Estratégico para as Pequenas Empresas. Artigo publicado em XI Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia. 2014.

OSBORN, A. F. How to Think Up. São Paulo: McGraw-Hill, 1942.

PASQUALE, P. Comunicação Integrada de marketing, 2012. In: PEREIRA, J. L. Proposta de Planejamento Estratégico para uma incubadora social situada na cidade de João Monlevade – Minas Gerais. Monografia apresentada ao Curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Ouro Preto – campus João Monlevade. 2019.

PEREIRA, M. D. C. Avaliação e Análise da Aplicação da Filosofia Lean em Empresas de Construção Civil da Região Metropolitana de Belo Horizonte, Monografia de Especialização em Construção Civil, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, 2012.

SCHWAGERMAN III, W. C.; ULMER, J. M. The A3 Lean Management and Leadership Thought Process. The Journal of Technology, Management, and Applied Engineering, Vol 29, N. 4, Oct – Dec, 2013.

SELEME, R.; STADLER, H. Controle da qualidade: as ferramentas essenciais. Curitiba: Ibpex, 2010.

VERGARA, S. C. Projetos e relatórios de pesquisa em Administração. 13 ed. São Paulo: Atlas, 2016.

WERKEMA, M. C. A. Lean Seis Sigma - Introdução Às Ferramentas de Lean Manufacturing - Série Seis Sigma - Vol. 4. São Paulo: GEN Atlas, 2011.

YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Trad. Daniel Grassi. Porto Alegre: Bookman, 2005.

Downloads

Publicado

2022-12-12

Como Citar

Bastos, R. S. de A. ., Freitag, A. E. B. ., Reis, A. da C. ., & França, S. L. B. . (2022). Aplicação do Lean Construction no apoio à tomada de decisão de etapa crítica do planejamento: estudo de caso em reforma residencial. Revista De Gestão E Secretariado, 13(3), 1439–1460. https://doi.org/10.7769/gesec.v13i3.1424

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>