O Secretário Executivo e a Tomada de Decisão em uma Instituição de Ensino Superior do Estado de Sergipe

Autores

  • Daniela Amanda de Almeida Faria Universidade Federal de Sergipe
  • Flávia Lopes Pacheco Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.7769/gesec.v4i1.141

Palavras-chave:

Profissional de Secretariado, Níveis de Poder, Processo Decisório, Instituição de Ensino Superior.

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo central analisar como a atuação do profissional de secretariado executivo pode influenciar no processo decisório de uma Instituição de Ensino Superior (IES) do Estado de Sergipe. Para isso, foi realizado um estudo de caso na Faculdade José Augusto Vieira (FJAV), localizada no município de Lagarto no Estado de Sergipe, junto à secretária acadêmica da instituição que é bacharel em Secretariado Executivo. Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa descritiva, de natureza qualitativa. A coleta dos dados foi realizada por meio de entrevistas semi-estruturadas, com quatro profissionais da IES em estudo: a profissional de secretariado executivo, as diretoras geral e acadêmica e a auxiliar de secretaria. Os dados foram, portanto, analisados com base no conteúdo destas entrevistas, que tiveram o intuito de compreender a dinâmica do poder e da tomada de decisões existentes em torno do cargo da secretária. Os resultados tornaram possível compreender que, de forma geral, a profissional de secretariado não tem poder de decisão, mas a sua forma de atuação acaba por influenciar nas decisões da instituição, devido ao acesso privilegiado a informações estratégicas e gerenciamento das mesmas.

DOI:10.7769/gesec.v4i1.141

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela Amanda de Almeida Faria, Universidade Federal de Sergipe

Bacharel em Secretariado Executivo pela Universidade Federal de Sergipe em 2012.1. Pós graduanda do Curso de Gestão de Pessoas e Psicologia Organizacional pela Faculdade José Augusto Vieira. Atualmente exercendo as atividades de Assistente de Recursos Humanos do Grupo Maratá.

Flávia Lopes Pacheco, Universidade Federal de Sergipe

Professora do Núcleo de Secretariado Executivo da Universidade Federal de Sergipe (NSE/UFS), mestre em administração pelo Programa de Pós Graduação em Administração da Universidade Federal de Pernambuco (PROPAD/UFPE), além de colaboradora do Observatório da Realidade Organizacional.

Downloads

Publicado

2013-06-01

Como Citar

Faria, D. A. de A., & Pacheco, F. L. (2013). O Secretário Executivo e a Tomada de Decisão em uma Instituição de Ensino Superior do Estado de Sergipe. Revista De Gestão E Secretariado, 4(1), 104–125. https://doi.org/10.7769/gesec.v4i1.141

Edição

Seção

Artigos