Análise da aplicação das ferramentas da qualidade e do ciclo PDCA: estudo de caso em uma empresa do setor têxtil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7769/gesec.v13i3.1368

Palavras-chave:

PDCA, Ferramentas da Qualidade, Setor Têxtil, Gestão da Qualidade

Resumo

As empresas em busca de competitividade devem adotar mudanças em seus processos produtivos e, para isso, realizam análises, controles e buscam a padronização de seus processos na busca pela melhoria contínua. Um dos métodos de qualidade mais utilizados para isso é a aplicação do ciclo PCDA. Assim, objetivou-se com esta pesquisa descrever a aplicação prática do PDCA e de ferramentas da qualidade, como forma de buscar melhorias em qualidade de produtos e processos dentro do setor de moldação de uma indústria têxtil localizada no interior do Estado de São Paulo. Aplicou-se dentro do método PDCA as ferramentas da qualidade. Iniciou-se com reuniões de brainstormings que culminaram no desenvolvimento de folhas de verificação, estratificação e análise dos problemas através do gráfico de Pareto. Estabeleceu-se o defeito de contaminação como o principal e mediante a utilização da ferramenta de Ishikawa determinaram-se as causas e os efeitos deste problema. Foram estipuladas as alterações no processo e analisados os dados. Os resultados obtidos apresentaram reduções nos defeitos de contaminação, padronizando-se assim o novo processo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AQUILANI, B. SILVESTRI, C. RUGGIERI, A. GATTI. C. A systematic literature review on total quality management critical success factors and the identification of new avenues of research. The TQM Journal, vol. 29, n. 1, pp. 184 – 213, 2017.

CAMPOS, V. F. TQC Controle da Qualidade Total: No estilo japonês. Nova Lima: Editora Falconi, 2004.

DUPPRE, T. C. CORBINE, R. S. CORRER, I. FRANCISCATO, L. S. Aplicação de ferramentas da qualidade visando a redução dos índices de refugo de peças: pesquisa-ação em uma empresa do setor de autopeças. Encontro Nacional de Engenharia de Produção (ENEGEP), Anais do ENEGEP, 2015.

GEROLAMO, M. C. POLTRONIERI, C. F. YAMADA, T. T. CINTRA, A. L. B. Quality Management: How do Brazilian Companies use it? Procedia - Social and Behavioral Sciences, v. 143, p. 995 – 1000, 2014.

GODFREY. B. Ferramentas de melhoria da qualidade com uso das modernas tecnologias. Belo Horizonte: Sete, 1994.

MARSHALL JUNIOR. I. et al. Gestão da qualidade. 10 ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2010.

MEIRELES, M. Ferramentas administrativas para identificar, observar e analisar problemas: organizações com foco no cliente. São Paulo: Arte e Ciência, 2001.

MIGUEL, P. A. C. et al. Metodologia de pesquisa em engenharia de produção e gestão de operações. Rio de Janeiro: Elsevier: ABEPRO, 2012.

PALADINI E. P. Gestão da qualidade: teoria e prática. 3ª ed. Rio de Janeiro: Atlas, 2012.

POWELL, T.C. Total quality management as competitive advantage - a review and empirical-study. Strategic management journal, v. 16, n. 1, pp. 15-37, 1995.

SLACK, N. et al. Administração da produção. 3.ed. São Paulo: Atlas, 2009.

TOLEDO, J.C. et al. Qualidade: gestão e métodos. Rio de Janeiro: LTC, 2014.

VIEIRA, Sonia. Estatística para a qualidade. 3.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2014.

WERKEMA, M. C. C. Ferramentas estatísticas básicas para o gerenciamento de processos. Belo Horizonte: Werkema Editora Ltda, 2006

YIN, R. K. Estudo de Caso: Planejamento e métodos. 5ª Ed. Rio de Janeiro: Bookman, 2015.

Downloads

Publicado

2022-11-11

Como Citar

Pakes, . P. R. ., Silva, B. B. ., Cruz, T. ., & Rocha, T. S. da . (2022). Análise da aplicação das ferramentas da qualidade e do ciclo PDCA: estudo de caso em uma empresa do setor têxtil. Revista De Gestão E Secretariado, 13(3), 812–827. https://doi.org/10.7769/gesec.v13i3.1368