Mensuração do Índice de Satisfação em um Curso de Graduação sob a Perspectiva dos Estudantes: Um Estudo no Curso de Secretariado Executivo da UFC
DOI:
https://doi.org/10.7769/gesec.v3i2.134Palavras-chave:
Secretariado Executivo, nível de satisfação, Índice de Satisfação GlobalResumo
As Instituições de Ensino Superior estão imersas em um ambiente competitivo, no qual a qualidade dos cursos é um fator fundamental. Na perspectiva da gestão acadêmica, importa, então, a avaliação contínua dos cursos, tendo em vista as métricas do sistema nacional de educação e as expectativas e percepções dos múltiplos stakeholders, em especial, dentre estes, o corpo discente. Tendo por objeto de estudo o curso de Secretariado Executivo da Universidade Federal do Ceará–UFC, esta pesquisa visa mensurar o nível de satisfação do corpo discente em relação ao curso de Secretariado Executivo da UFC, sendo para isso definido um Índice de Satisfação Global – ISG. Como objetivos específicos, procurou: 1) identificar os fatores que promovem a satisfação dos discentes com o curso; 2) identificar os fatores desfavoráveis à satisfação dos discentes com o curso. A pesquisa é quantitativa quanto à natureza, tendo sido realizada por meio de uma survey. Considerando-se o Índice de Satisfação Global – ISG, definido para a pesquisa, constatou-se que, em geral, a satisfação dos estudantes com o curso está situada no nível “satisfeito”. Como fatores favoráveis a esta satisfação, se destacaram os fatores relacionados à administração, relacionamento interpessoal, equipe de professores e mercado profissional. Elementos relacionados à estrutura de apoio se destacam como os fatores desfavoráveis à satisfação global dos estudantes com o curso.
DOI:10.7769/gesec.v3i2.134
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