Mensuração do Índice de Satisfação em um Curso de Graduação sob a Perspectiva dos Estudantes: Um Estudo no Curso de Secretariado Executivo da UFC

Autores

  • Daniel Fernandes de Araújo Universidade Federal do Ceará
  • Augusto Cézar de Aquino Cabral Universidade
  • Suzete Suzana Rocha Pitombeira Universidade Federal do Ceará
  • Vivianne Pereira Salas Roldan Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.7769/gesec.v3i2.134

Palavras-chave:

Secretariado Executivo, nível de satisfação, Índice de Satisfação Global

Resumo

As Instituições de Ensino Superior estão imersas em um ambiente competitivo, no qual a qualidade dos cursos é um fator fundamental. Na perspectiva da gestão acadêmica, importa, então, a avaliação contínua dos cursos, tendo em vista as métricas do sistema nacional de educação e as expectativas e percepções dos múltiplos stakeholders, em especial, dentre estes, o corpo discente. Tendo por objeto de estudo o curso de Secretariado Executivo da Universidade Federal do Ceará–UFC, esta pesquisa visa mensurar o nível de satisfação do corpo discente em relação ao curso de Secretariado Executivo da UFC, sendo para isso definido um Índice de Satisfação Global – ISG. Como objetivos específicos, procurou: 1) identificar os fatores que promovem a satisfação dos discentes com o curso; 2) identificar os fatores desfavoráveis à satisfação dos discentes com o curso. A pesquisa é quantitativa quanto à natureza, tendo sido realizada por meio de uma survey. Considerando-se o Índice de Satisfação Global – ISG, definido para a pesquisa, constatou-se que, em geral, a satisfação dos estudantes com o curso está situada no nível “satisfeito”. Como fatores favoráveis a esta satisfação, se destacaram os fatores relacionados à administração, relacionamento interpessoal, equipe de professores e mercado profissional. Elementos relacionados à estrutura de apoio se destacam como os fatores desfavoráveis à satisfação global dos estudantes com o curso.

DOI:10.7769/gesec.v3i2.134

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Fernandes de Araújo, Universidade Federal do Ceará

Me. Economia Rural pela Universidade Federal do Ceará - UFC Esp. Relações Internacionais pela Universidade Católica do Ceará - UCC Graduado em Psicologia e em Secretario Executivo - UFC

Augusto Cézar de Aquino Cabral, Universidade

Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria, da Universidade Federal do Ceará, Brasil.

Suzete Suzana Rocha Pitombeira, Universidade Federal do Ceará

Docente da FEAAC/UFC Doutora em Educação – UFC Mestre em Administração - UFC Endereço da FEAAC

Vivianne Pereira Salas Roldan, Universidade Federal do Ceará

Mestre em Administração de Empresas e Controladoria, pela Universidade Federal do Ceará (2010-2012). Professora do Instituto UFC Virtual, Ensino semipresencial de graduação em Administração, Universidade Federal do Ceará.

Downloads

Publicado

2012-12-14

Como Citar

Araújo, D. F. de, Cabral, A. C. de A., Pitombeira, S. S. R., & Roldan, V. P. S. (2012). Mensuração do Índice de Satisfação em um Curso de Graduação sob a Perspectiva dos Estudantes: Um Estudo no Curso de Secretariado Executivo da UFC. Revista De Gestão E Secretariado, 3(2), 153–181. https://doi.org/10.7769/gesec.v3i2.134

Edição

Seção

Artigos