Diagnóstico de necessidades de treinamento: revisão sistemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7769/gesec.v13i3.1309

Palavras-chave:

Diagnóstico de Necessidades de Treinamento, Avaliação de Necessidades de Treinamento, Modelo, ANT, LNT

Resumo

Ações estratégicas voltadas para a área de gestão de pessoas são fundamentais para melhorar o desempenho organizacional, dentre elas as atividades de Treinamento, Desenvolvimento e Educação. Este estudo tem como objetivo realizar uma revisão sistemática para identificar quais são as metodologias utilizadas e qual o contexto da produção cientifica na área de diagnóstico de necessidade de treinamento e capacitação profissional. A metodologia utilizada para a revisão foi o protocolo proposto por Guarnieri (2015). Observou-se que o interesse pelo tema diagnóstico de necessidades de treinamento vem aumentando e a maioria dos estudos foi realizada nos Estados Unidos da América. Com relação às metodologias identificadas destacam-se os estudos mistos e os modelos propostos por Borich (1980), Borges-Andrade e Lima (1983), Modelo OTP, Modelo ADDIE, Ferramenta 360º. Conclui-se que o diagnóstico de necessidades de treinamento é importante para organizações públicas ou privadas, contudo ainda pouco estudado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Alejos, A., Weingartner, A., Scharff, D. P., Ablah, E., Frazier, L., Hawley, S. R., St. Romain, T., Orr, S. A., & Wright, K. S. (2008). Ensuring the success of local public health workforce assessments: Using a participatory-based research approach with a rural population. Public Health, 122(12), 1447–1455.

Borges-Andrade, J. E. & Lima, S. M. V. (1983). Avaliação de necessidade de treinamento: um método de análise de papel ocupacional.

Borges-Andrade, J. E. (1986). Por uma competência política e técnica no treinamento. Psicologia: Ciência E Profissão, 6(2), 9–17.

Borges-Andrade, J. E., Abbad, G. S. & Mourão, L. (2012). Modelos de avaliação e aplicação em TD&E. Retrieved July 14, 2021, from https://www.larpsi.com.br/media/mconnect_uploadfiles/c/a/cap_01xf.pdf

Borich, G. D. (1980). A Needs Assessment Model for Conducting Follow-Up Studies. Journal of Teacher Education, 31(3), 39–42.

Brandão, H. P., Borges-Andrade, J. E., & Guimarães, T. de A. (2012). Desempenho organizacional e suas relações com competências gerenciais, suporte organizacional e treinamento. Revista de Administração, 47(4), 523–539.

Brasil. Decreto n. 5.707, de 23 de fevereiro de 2006. Institui a Política e as Diretrizes para o Desenvolvimento de Pessoal da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, e regulamenta dispositivos da Lei n. 8.112, de 11 de dezembro de 1990. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 24 fev. 2006. Recuperado de: .

Brown, L., George, B. & Mehaffey-Kultgen, C. (2018). The development of a competency model and its implementation in a power utility cooperative: an action research study. Industrial and Commercial Training, 50(3), 123-135.

Campos, E. B. D., Abbad, G. D. S., Macedo, A. G. A. P. S. & Silva, N. P. (2015). Necessidades de treinamento: uma proposta de avaliação estratégica no contexto de empresas juniores brasileiras. RAM. Revista de Administração Mackenzie, 16(6), 126–158.

Carvalho, S. de, & Mourão, L. (2014). Análise de necessidades de treinamento em call centers. REAd. Revista Eletrônica de Administração (Porto Alegre), 20(3), 740–772.

Chen, H.-M., & Hung, S.-T. (2012). The Utility of O-T-P Model in Taiwan Coast Guard. Public Personnel Management, 41(1), 15–43.

Coelho Junior, F. A., & Borges-Andrade, J. E. (2008). Uso do conceito de aprendizagem em estudos relacionados ao trabalho e organizações. Paidéia (Ribeirão Preto), 18(40), 221–234.

Costa, D. B.; Garcia, S. D., Vannuchi, M. T. O. & Haddad, M. C. L. (2015). Impacto do Treinamento de Equipe no Processo de Trabalho em saúde: Revisão Integrativa. Revista Enfermagem, 9(4):7439-47.

Creswell, J. W. (2010). Projeto de pesquisa métodos qualitativo, quantitativo e misto. Porto Alegre: Artmed.

Cronin, P., Ryan, F., & Coughlan, M. (2008). Undertaking a literature review: a step-by-step approach. British Journal of Nursing, 17(1), 38–43.

Dachner, A. M., Saxton, B. M., Noe, R. A., & Keeton, K. E. (2013). To Infinity and Beyond: Using a Narrative Approach to Identify Training Needs for Unknown and Dynamic Situations. Human Resource Development Quarterly, 24(2), 239–267.

Dias, D. M. & Guimarães, M. G. V. (2016). Avaliação do Impacto da Capacitação Profissional no âmbito da prefeitura de Manaus por meio da aplicação do modelo IMPACT. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, 6(1), 200-222.

Faria, R. C. (2009). Gestão de Competências: utilização da Avaliação 360º como ferramenta para a melhoria do desenvolvimento pessoal e profissional (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

Ferreira, R. R. & Abbad, G. S. Avaliação de necessidades de treinamento no trabalho: ensaio de um método prospectivo. (2014). Revista Psicologia, Organizações e Trabalho, 14(1), 01-17.

Ferreira, R. R., Abbad, G. S., Pagotto, C. P. & Meneses, P. P. M. (2009). Avaliação de necessidades organizacionais de treinamento: o caso de uma empresa latino-americana de administração aeroportuária. REAd-Revista Eletrônica de Administração, 15(2), 349-375.

Fiuza, G. D. (2008). Desenvolvimento e validação da Escala de Percepção de Políticas de Gestão de Pessoas (EPPGP). RAM. Revista de Administração Mackenzie, 9(6), 77–101.

Fonseca, D. R. da. (2018, dezembro). Perfil das atividades de capacitação na administração pública federal e o alinhamento às diretrizes da política nacional de desenvolvimento de pessoas. In: Anais do 6º Congresso CONSAD de gestão pública, Brasília, DF.

Guarnieri, P. (2015). Síntese dos Principais Critérios, Métodos e Subproblemas da Seleção de Fornecedores Multicritério. Revista de Administração Contemporânea, 19(1), 1–25.

Herrera, C. A., Niklitschek, I., Pizarro, M., Solís, N., Olivos, T., Rojas, V., Etcheberry, L., Rivera, H., Muñoz, E., Bitran, M., Padilla, O., & Riquelme, A. (2013). Identificación de las necesidades de capacitación docente de los jefes de programa de especialización médica. Revista Médica de Chile, 141(9), 1126–1135.

Lee, Y.-W., Lin, H.-L., Tseng, H.-L., Tsai, Y.-M., & Lee-Hsieh, J. (2017). Using Training Needs Assessment to Develop a Nurse Preceptor–Centered Training Program. The Journal of Continuing Education in Nursing, 48(5), 220–229.

Magalhães, M. L., & Borges-Andrade, J. E. (2001). Auto e hetero-avaliação no diagnóstico de necessidades de treinamento. Estudos de Psicologia (Natal), 6(1), 33–50.

Meneses, P. P. M. & Zerbini, T. (2009). Levantamento de necessidades de treinamento: reflexões atuais. Análise, 20(2), 50-64.

Oliveira, J. M. de, Csik, M. & Marques, P. (2015). Desenho de cursos: introdução ao modelo ADDIE. Repositório Enap.

Ramesh, P., Thammi Raju, D., Reddy, K. M., Krishnan, P., Biswas, A., & Umamaheshwari, T. (2019). Perception of teaching competencies by administrators, faculty and students of Indian agricultural universities: an assessment of faculty training needs. The Journal of Agricultural Education and Extension, 25(4), 337–359.

Rodrigues, C. H. (2012). Avaliação de necessidades de treinamento: Validação de um instrumento e estudo descritivo dos aspectos considerados por organizações públicas federais brasileiras na realização da ANT (Dissertação de Mestrado).Universidade de Brasília, Brasília, DF.

Silva, F. S. J., Diniz, J. A. & Roratto, R. (2016). Qualidade do gasto e mensuração da eficiência dos cursos de capacitação para servidores públicos. Cadernos de Finanças Públicas, Brasília, (16), 7-29.

Syed Kamran Sherazi. (2011). Training needs assessment practices in corporate sector of Pakistan. AFRICAN JOURNAL of BUSINESS MANAGEMENT, 5(28).

Tamayo, N., & Abbad, G. da S. (2006). Autoconceito profissional e suporte à transferência e impacto do treinamento no trabalho. Revista de Administração Contemporânea, 10(3), 9–28.

Tao, Yu-Hui, Yeh, C. R. & Sun, S-I. (2006). Improving training needs assessment processes via the Internet: system design and qualitative study. Internet Research, 16(4), 427-449.

Downloads

Publicado

2022-10-19

Como Citar

Bittencourt Vieira, J. P. ., & Nolasco , E. . (2022). Diagnóstico de necessidades de treinamento: revisão sistemática. Revista De Gestão E Secretariado, 13(3), 369–388. https://doi.org/10.7769/gesec.v13i3.1309