A espiritualidade no ambiente de trabalho e a atuação de secretários executivos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7769/gesec.v13i2.1281

Resumo

A Espiritualidade no Ambiente de Trabalho (EAT) reúne abordagens teóricas que discutem o reflexo da espiritualidade nas relações de trabalho e nas organizações. Nesse contexto, a espiritualidade é compreendida como uma conexão com algo que transcende ao sujeito, independente de aspectos religiosos. Diante da valorização das habilidades comportamentais pelas organizações, este estudo tem como objetivo central refletir sobre a influência da EAT na atuação dos Secretários Executivos de uma empresa privada, de atuação nacional no segmento jurídico. Trata-se de um levantamento de campo, com objetivo exploratório e abordagem quali-quantitativa, em que a coleta de dados foi realizada por questionário estruturado, construído e analisado a partir de categorias respaldadas pela EAT. A amostra contou com treze participantes, de diferentes regiões do país, que exercem funções de Secretário Executivo na organização pesquisada. Dentre os resultados, observa-se que a espiritualidade, na percepção do profissional de Secretariado Executivo, ainda não integra deliberadamente as práticas de gestão de pessoas da empresa, sob a égide da EAT. No entanto, os participantes reconhecem a relevância da temática e o seu impacto no desempenho profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elaine Thais da Silva Lima, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Sociologia Política, Secretária Executiva na Universidade Federal de Santa Catarina

Cibelle da Silva Santiago, Universidade Federal da Paraíba

Doutoranda no Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental da Universidade de Pernambuco (UPE), Professora na Universidade Federal da Paraíba (UFBP)

Downloads

Publicado

2022-08-02

Como Citar

Thainá de Oliveira Peres, V., do Céu de Sena Moura, M., Thais da Silva Lima, E., & da Silva Santiago, C. (2022). A espiritualidade no ambiente de trabalho e a atuação de secretários executivos. Revista De Gestão E Secretariado, 13(2), 1–25. https://doi.org/10.7769/gesec.v13i2.1281

Edição

Seção

Artigos