Secretários e gestão de documentos: estudo de caso no setor público brasileiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7769/gesec.v13i2.1278

Resumo

O profissional de secretariado é um gestor de documentos? Em caso positivo, como é feita esta gestão, e como ela pode ser otimizada? São questões que motivaram este estudo de caso realizado com 22 profissionais de secretariado de uma instituição pública da área de ciência e tecnologia. Utilizando-se do arcabouço da legislação arquivística brasileira, e de estudos sobre gestão documental, e sobre o secretariado e a gestão documental, o estudo investiga a gestão de documentos feita por secretários no curso de seus trabalhos em comissões. A coleta de dados foi realizada com a aplicação de um questionário, e a análise revelou que os profissionais reconhecem a importância da gestão de documentos para a preservação da memória documental. Os dados também demonstram o protagonismo dos secretários na gestão diária de documentos, no assessoramento documental às equipes, e na organização dos arquivos institucionais. Expõe-se, por outro lado, a vulnerabilidade desta gestão se não houver reposição de pessoal, revisão e otimização de procedimentos e capacitação de novos colaboradores. A pesquisa também evidencia que a atuação na gestão de documentos tem sido fator de referência do papel que secretários desempenham na instituição.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mônica Aparecida Oliveira, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE

Mestre em Desenvolvimento Humano - Formação, Políticas e Práticas Sociais, Universidade de Taubaté (UNITAU). Licenciatura em Ciências Sociais, Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP). Técnico em Secretariado Executivo, Instituto Monitor. Membro da Comissão Permanente de Avaliação de Documentos e Acesso à Informação, Secretária, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (MCTI/INPE).

Andréia Cristina Ribeiro Silva, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (MCTI/INPE)

Bacharel em Administração Pública, Universidade Federal Fluminense (UFF). Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos, Centro Universitário Claretiano (CEUCLAR). Técnico em Secretariado Executivo, Instituto Monitor.  Vice-presidente da Comissão Permanente de Avaliação de Documentos e Acesso à Informação, Assistente de Recursos Humanos, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (MCTI/INPE).

Marciana Leite Ribeiro, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (MCTI/INPE)

Mestre em Planejamento Urbano e Regional do Programa de Pós-graduação em Planejamento Urbano e Regional, Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP). Bibliotecária pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Presidente da Comissão Permanente de Avaliação de Documentos e Acesso à Informação, Analista em Ciência e Tecnologia, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (MCTI/INPE).

Downloads

Publicado

2022-08-02

Como Citar

Aparecida Oliveira, M., Cristina Ribeiro Silva, A., & Leite Ribeiro, M. (2022). Secretários e gestão de documentos: estudo de caso no setor público brasileiro. Revista De Gestão E Secretariado, 13(2), 226–252. https://doi.org/10.7769/gesec.v13i2.1278

Edição

Seção

Artigos