O quadro de pessoal do cargo de secretário-executivo de uma universidade pública federal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7769/gesec.v13i2.1270

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar o quadro de pessoal do cargo de secretário-executivo adequado às necessidades da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no contexto da gestão por competências. A pesquisa, de abordagem predominantemente qualitativa, contemplou a coleta de dados em documentos, questionários e entrevistas semiestruturadas. Os resultados, obtidos a partir de análise de conteúdo, apontaram como oportuna a adoção de gestão por competências na Instituição, uma vez que ela desenvolvia o planejamento de pessoal a partir das demandas apresentadas pelas unidades. Os secretários-executivos devem ser alocados, prioritariamente, em unidades-chave, sendo relevante a ampliação do quantitativo do cargo. Diante dos achados e do que preconiza a gestão por competências, o estudo propõe ações para aprimorar a gestão dos secretários-executivos, sem deixar de considerar fatos como a vedação de concurso público e provimento do cargo e a criação de uma comissão de dimensionamento da força de trabalho na Instituição.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Stefani de Souza, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Doutoranda em Administração. Mestra Profissional pelo Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Especialista em Secretariado com ênfase em Gestão de Pessoas e Processos no Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina (CESUSC). Bacharel em Secretariado Executivo pela UFSC. Servidora Pública Federal no cargo de Secretária Executiva, atuando como Chefe do Setor de Apoio Administrativo do Centro Tecnológico da UFSC. Participa do Grupo de Pesquisa Gestão Social e Administração Pública, liderado pelo Prof. Orientador Irineu Manoel de Souza, Dr. Membro do Grupo de Pesquisa Institucional: Pesquisa e Prática em Gestão e Secretariado (PPGSec/UFSC) e membro da Associação Brasileira de Pesquisa em Secretariado (ABPSEC), atuando como Conselheira Fiscal Suplente na Gestão 2019-2021.

Irineu Manoel de Souza, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1986), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999) e doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009). É professor da Universidade Federal de Santa Catarina. Atua principalmente nos seguintes temas: gestão universitária, administração, gestão pública, estrutura do ensino superior e administração acadêmica. É líder do grupo de pesquisa Gestão Social e Administração Pública (2016) e integrante do grupo Novas Práticas e Abordagens da Administração Pública e os seus Desafios (2016). Atualmente é Diretor do Centro Sócio Econômico da Universidade Federal de Santa Catarina.

Fernanda Geremias Leal, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), com doutorado-sanduíche no Center for International Higher Education (CIHE), Boston College (BC), Estados Unidos (2018-2020). Mestre em Administração e bacharel em Secretariado Executivo Inglês pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Tecnóloga em Comércio Exterior pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Foi coordenadora de Apoio Administrativo na Secretaria de Relações Internacionais da UFSC (2013-2015) e hoje é secretária-executiva na Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas da UFSC. Conteudista e ministrante do curso de internacionalização da educação superior da Coordenadoria de Capacitação de Pessoas da UFSC. Líder da área temática Universidade, Sociedade e Estado na Contemporaneidade da Divisão de Estudos Organizacionais do Encontro da Anpad (EnANPAD). Coordenadora do Grupo de Trabalho (Re)pensando a Universidade Contemporânea do Congresso Brasileiro de Estudos Organizacionais (CBEO). Líder adjunta do tema Planejamento de Ensino: Programas, Cursos, Disciplinas, Aulas e Avaliação do Seminários de Administração (SemeAd-USP). Membro do Grupo de Pesquisa Múltiplos Olhares sobre a Universidade: Pessoas, Territórios e Projetos. Autora de artigos e capítulos de livros nas áreas de estudos organizacionais, educação superior, gestão universitária e secretariado executivo. Autora do blog Internacionalização Invertida junto à Iberoamérica Social: Revista-Red de Estudios Sociales.

Downloads

Publicado

2022-08-02

Como Citar

de Souza, S., de Souza, I. M., & Geremias Leal, F. (2022). O quadro de pessoal do cargo de secretário-executivo de uma universidade pública federal. Revista De Gestão E Secretariado, 13(2), 101–126. https://doi.org/10.7769/gesec.v13i2.1270

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)