Comunicação Não-violenta: assertividade no discurso e sua importância nas organizações

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7769/gesec.v13i1.1265

Palavras-chave:

Comunicação Não-violenta, Assertividade, Comunicação empresarial, Violência verbal.

Resumo

Este estudo apresenta a Comunicação Não-violenta e a assertividade como ferramentas para melhorar os processos de comunicação e garantir um ambiente de trabalho saudável. O principal objetivo foi avaliar se as falhas na comunicação prejudicam, emocionalmente, os profissionais e se o uso de uma abordagem mais amigável pode reduzir as situações de violência verbal vivenciadas dentro das empresas; bem como determinar se existe essa preocupação, por parte das empresas, em incentivar a CNV e assertividade para melhorar os processos comunicacionais. Foi utilizado o método quantitativo para coletar informações e opiniões sobre a frequência dessa problemática no meio corporativo, sobre a iniciativa das organizações em incentivar o desenvolvimento dessas habilidades e verificar a familiaridade dos respondentes com a CNV. Os resultados obtidos permitiram comprovar que a maioria dos afetados pela violência verbal é o público feminino e mesmo enfrentando esse problema um alto percentual de entrevistados se sentem satisfeitos com a comunicação de suas empresas e consideram-se inseridos num ambiente salutar. Conclui-se que o reconhecimento do método da CNV pode impactar significativamente no convívio social, consequentemente na redução do número de violência e conflitos, uma vez que haja uma iniciativa por parte das pessoas da utilização desse método.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nathália Ramos Gonçalves, Faculdade de Tecnologia de São Paulo - FATEC SP

Graduanda do curso de Automação de escritórios e Secretariado, pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo – FATEC/SP

Viviane Daiane da Rocha, Faculdade de Tecnologia de São Paulo - FATEC SP

Graduanda do curso de Automação de escritórios e Secretariado, pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo – FATEC/SP

Maria do Carmo Ferreira Lima, Mestre em Administração pela Universidade Nove de Julho – UNINOVE Professora da Faculdade de Tecnologia de São Paulo – FATEC/SP

Chefe do Departamento de Automação de Escritórios, Secretariado e Turismo, Mestre em Administração pela Universidade Nove de Julho. Especialista em Recursos Humanos. Bacharel como Secretário Executivo Bilingue: Português/Inglês pela Universidade Anhembi Morumbi. Atualmente é Professora da FATEC SP. 

Referências

ALBERTI, Robert E. Comportamento assertivo: um guia de autoexpressão / Robert E. Alberti e Michael L. Emmons; tradução de Jane Maria Correa. – Belo Horizonte: Interlivros, 1978.

ALMEIDA, R. C. H. S. Comunicação Clara, Direta e Humana...Seja Assertivo! – Trabalho de Pós-Graduação, 2018.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Míni Aurélio: O dicionário da Língua Portuguesa. 8. ed. rev. atual – Curitiba: Positivo, 2015.

GILLEN, Terry. Assertividade / Terry Gillen; tradução Edith Nicole Laniado. – São Paulo: Nobel, 2001.

HILL, Symon. A Era da Inteligência Social. A chave para Extrair o melhor das Relações Humanas. São Paulo: Clube de Autores, 2013.

LUIZARI, Kátia. Comunicação Empresarial Eficaz. Como falar e escrever bem. 2. ed. – São Paulo: Intersaberes, 2014.

MARTINS, Vera. Seja assertivo! – como ser direto, objetivo e fazer o que tem de ser feito: como construir relacionamentos saudáveis usando a assertividade / Vera Martins. – Rio de Janeiro: Alta Books, 2017.

MAXIMIANO, Antônio Cesar Amaru. Introdução a administração / Antônio Cesar Amaru Maximiano. 8ª ed. ver. E ampl. – São Paulo: Atlas, 2011.

RISO, Walter. Não, Obrigado! / Walter Riso. – Alfragide: ASA, 2002.

ROSENBERG, Marshall B. Comunicação não-violenta: técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais e profissionais / Marshall B. Rosenberg; [tradução Mário Vilela]. – São Paulo, 2006.

Vagas.com. (n.d.). PCDs sofrem Bullying no trabalho. Acesso em 15 de maio, 2021, de https://www.vagas.com.br/profissoes/pcds-sofrem-bullying-no-trabalho/

Downloads

Publicado

2022-04-18

Como Citar

Ramos Gonçalves, N., Daiane da Rocha, V., & do Carmo Ferreira Lima, M. (2022). Comunicação Não-violenta: assertividade no discurso e sua importância nas organizações. Revista De Gestão E Secretariado, 13(1), 48–71. https://doi.org/10.7769/gesec.v13i1.1265

Edição

Seção

Artigos