Inclusão no ensino superior: ações do Núcleo de Acessibilidade e Apoio Psicopedagógico de uma instituição de ensino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7769/gesec.v13i1.1251

Palavras-chave:

Pessoa com deficiência, Inclusão Social, Educação Superior

Resumo

Com o fomento das transformações sofridas no contexto educacional e organizacional, as Instituições de Ensino Superior (IES) buscam atender as demandas dos alunos com deficiência que necessitam de educação assistida, com o compromisso de garantir o acesso a todos à educação e valorização da diversidade humana. Desta forma, o presente artigo tem como finalidade investigar as ações do Núcleo de Acessibilidade e Apoio Psicopedagógico (NAAP) de uma IES, localizada na região metropolitana de Belo Horizonte em relação aos alunos com deficiência. O estudo caracteriza-se como estudo de caso, qualitativo, descritivo, realizado por meio de entrevistas a funcionários do setor e análise documental. As ações do programa são voltadas tanto aos alunos com deficiência, desde o apoio individual a adaptação e acompanhamento em sala de aula, quanto aos docentes na criação do plano de intervenção.  Observou-se que o NAAP promove ações que minimizam a discriminação dos alunos com deficiência no ensino superior e abre espaços para discussões relacionadas à equidade e respeito aos diferentes. No entanto, identificou barreira atitudinal de alguns docentes, em reverter o cenário excludente vivido por esses estudantes. Identificou também que como toda construção, faltam recursos para que as informações cheguem aos alunos deficientes, assim como os demais alunos sem deficiência recebem.

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Biografia do Autor

Renata Cristina Gomes Batista, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG)

Assistente de Orçamento e Planejamento do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC-MG). Doutoranda em Administração pela PUC-Minas. Mestre em Administração pelo Centro Universitário UNA (2020). Graduação em Administração pelo Centro Universitário UniBH (2018).

Eliane Silva Vivas, Centro Universitário Una.

Consultora e Analista de Treinamento na Empresa: Vivas Guimarães. Mestranda em Administração do Centro Universitário UNA.  MBA Executivo: Negócios Bancários pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2017. Pós-Graduação em Metodologia do Ensino Superior, pelo Instituto de Educação de MG- 1997. Pós-Graduação em Pedagogia Empresarial pelo Instituto de Educação de MG- 1995. Graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Newton Paiva - MG - 1992.

Thiago Soares Nunes, Universidade FUMEC

Professor do Programa de Doutorado e Mestrado em Administração da Universidade FUMEC. Pós-Doutorado em Administração pela Universidade Estadual de Maringá (2018). Doutor em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (2016), com período sanduíche no Departamento de Psicologia Social da Universidade Autônoma de Barcelona (UAB/Espanha). Mestre em Administração pela UFSC (2011). Especialista em Gestão de Pessoas nas Organizações pela UFSC (2008). Graduação em Administração pela UFSC (2007). 

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Publicado

2022-04-18

Como Citar

Cristina Gomes Batista, R., Silva Vivas, E., & Soares Nunes, T. (2022). Inclusão no ensino superior: ações do Núcleo de Acessibilidade e Apoio Psicopedagógico de uma instituição de ensino. Revista De Gestão E Secretariado, 13(1), 170–195. https://doi.org/10.7769/gesec.v13i1.1251

Edição

Seção

Artigos