Inclusão no ensino superior: ações do Núcleo de Acessibilidade e Apoio Psicopedagógico de uma instituição de ensino
DOI:
https://doi.org/10.7769/gesec.v13i1.1251Palavras-chave:
Pessoa com deficiência, Inclusão Social, Educação SuperiorResumo
Com o fomento das transformações sofridas no contexto educacional e organizacional, as Instituições de Ensino Superior (IES) buscam atender as demandas dos alunos com deficiência que necessitam de educação assistida, com o compromisso de garantir o acesso a todos à educação e valorização da diversidade humana. Desta forma, o presente artigo tem como finalidade investigar as ações do Núcleo de Acessibilidade e Apoio Psicopedagógico (NAAP) de uma IES, localizada na região metropolitana de Belo Horizonte em relação aos alunos com deficiência. O estudo caracteriza-se como estudo de caso, qualitativo, descritivo, realizado por meio de entrevistas a funcionários do setor e análise documental. As ações do programa são voltadas tanto aos alunos com deficiência, desde o apoio individual a adaptação e acompanhamento em sala de aula, quanto aos docentes na criação do plano de intervenção. Observou-se que o NAAP promove ações que minimizam a discriminação dos alunos com deficiência no ensino superior e abre espaços para discussões relacionadas à equidade e respeito aos diferentes. No entanto, identificou barreira atitudinal de alguns docentes, em reverter o cenário excludente vivido por esses estudantes. Identificou também que como toda construção, faltam recursos para que as informações cheguem aos alunos deficientes, assim como os demais alunos sem deficiência recebem.Downloads
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