Uma medida da lealdade ao bairro: Validade de construto, convergente e discriminativa em moradores em distintas zonas urbanas na cidade de Natal-RN, Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7769/gesec.v12i2.1203

Palavras-chave:

Gestão dos bairros. Gestão urbana. Lealdade. Escala de lealdade ao bairro. Qualidade de vida.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo desenvolver e validar uma medida de escala de lealdade ao bairro, a partir da perspectiva das pessoas que habitam em áreas sul e leste na cidade de Natal-RN. Tem como direção conceitual, a perspectiva da gestão urbana, qualidade dos serviços intraurbanos e da qualidade de vida das pessoas. Em função da importância  de melhores condições de serviços e qualidade de vida dos cidadãos nos bairros, e por conseguinte nas cidades, este estudo propõe uma ferramenta de mensuração da lealdade de morados para com seus bairros, possibilitando insights que poderão direcionar a tomada de decisão por parte dos gestores, favorecendo bairros mais atraentes, acolhedores, o bem-estar das pessoas e investimentos públicos e privados. Este artigo, desenvolveu e validou uma medida sobre a lealdade ao bairro, a partir da perspectiva das pessoas que habitam em áreas sul e leste na cidade de Natal-RN. Participaram do estudo 545 respondentes, homens e mulheres, acima de 18 anos, distribuídos em duas zonas residências, sendo 54% da zona sul e 46% da zona leste. Através da coleta de dados do tipo Survey, ao finalizá-la, realizaram-se estatísticas descritivas, análise fatorial exploratória e confirmatória, bem como, Anova. Os resultados revelaram que a escala de Lealdade ao Bairro (LB) é consistente e fidedigna para uma estrutura fatorial de um único fator e que não houve diferença entre as zonas urbanas pesquisadas, comprovando com isso, o mesmo nível de lealdade.

 

Palavras-Chave: Gestão dos bairros. Gestão urbana. Lealdade. Escala de lealdade ao bairro. Qualidade de vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sheila Trícia Guedes Pastana, Universidade Federal do Amapá - UNIFAP e Universidade Potiguar - UNP

Docente efetiva da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), atua no Curso de Administração. Doutoranda em Administração (conclusão em 12/20). Mestre em Desenvolvimento Regional. Especialista em Gestão do Varejo (IDV/ FIA). Especialista de Gestão de Pessoas. Especialista em Gestão Empresarial. Graduada em Administração. Graduada em Licenciatura Plena em Letras. Possui experiência na Gestão como Diretora e Gerente em instituições privadas e públicas, atuou como Secretária de Planejamento e Coordenação Geral da Prefeitura de Macapá; Professora de Graduação e Pós-Graduação; Conselheira Federal e Regional do Conselho de Administração - CRA-AP. Atuou como Coordenadora do Curso de Administração da UNIFAP, Coordenadora de Pós-Graduação; Consultora, Instrutora e Palestrante credenciada junto ao SEBRAE. Formação internacional em Coach; Practitioner em Programação Neurolinguística - PNL; Consultora de Micro e Pequenas Empresas, formada pelo PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO E DE FORMAÇÃO DE MULTIPLICADORES DE CONHECIMENTO EM MICRO E PEQUENAS EMPRESAS (MPES) CFA / FIA.

Nilton Soares Formiga, Universidade Potiguar - UNP

Graduou-se em Psicologia no Centro Universitário de João Pessoa ? UNIPE em 2000; em 2002 concluiu o mestrado em Psicologia (Psicologia Social) pela UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA. Em 2010 doutorou-se, também, na UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA, na pós-gradução em Psicologia Social. Em 2015 realizou o estagio de pós-doutorado na UFRRJ, supervisionado pelo Dr. Marcos Aguiar. Lecionou em instituições publicas e privadas no Brasil. Publicou artigos em periódicos nacionais e internacionais, revista e jornais de circulação possui capítulos de livros. Participou de entrevistas em rádio, televisão e jornal escrito; realizou trabalhos relevantes de palestras em instituições escolares e não escolares privadas e publicas. Assessorou projetos em saúde coletiva junto a UNESCO e OPAS; é parecerista de Revista nacionais e internacionais. Recebeu prêmios e/ou homenagens de reconhecimento cientifico. Atua na área de Psicologia, com ênfase em Papéis e Estruturas Sociais; Indivíduo. Em suas atividades profissionais interagiu com colaboradores nacionais e internacionais em co-autorias de trabalhos científicos. Atualmente, é professor/pesquisador no programa de pós-graduação (mestrado) em psicologia organizacional e do trabalho na Universidade Potiguar (UNP)/Laureate International Universities.

Referências

Ahrholdt, D. C., Gudergan, S. P., & Ringle, C. M. (2016). Enhancing Service Loyalty: The Roles of Delight, Satisfaction, and Service Quality. Journal of Travel Research, 1–15. https://doi.org/10.1177/0047287516649058

Amerigo, M. (1992). A Model of Residential Satisfaction. Conference Paper. Madrid, 1992.

Amerigo, M., & Aragones, J. I. (1997). A theoretical and methodological approach to the study of residential satisfaction. Journal of Environmental Psychology, (17), 47–57. https://doi.org/10.1006/jevp.1996.0038

Basolo, V., & Strong, D. (2002). Understanding the neighborhood: From residents’ perceptions and needs to action. Housing Policy Debate, 13(1), 83–105. https://doi.org/10.1080/10511482.2002.9521436

Bonaiuto, M., Aiello, A., Perugini, M., Bonnes, M., & Ercolani, A. P. (1999). Multidimensional perception of residential environment qualityand neighbourhood attachment in the urban Environment. Journal of Environmental Psychology, 19, 331–352. https://doi.org/10.1016/j.ijinfomgt.2009.10.001

Bougouffa, I., & Permana, A. S. (2018). A Study on the Linkages between Residential Satisfaction and the Overall Quality of Life in Bandar Tun Razak Area of Kuala Lumpur City, Malaysia. Applied Research Quality Life, 991–1013. https://doi.org/https://doi.org/10.1007/s11482-017-9570-3

Bramley, G., Dempsey, N., Power, S., Brown, C., & Watkins, D. (2009). Social sustainability and urban form: evidence from five British cities. Environment and Planning, 41, 2125–2143. https://doi.org/10.1068/a4184

Brown, T. A. (2015). Methodology in the social sciences. Confirmatory factor analysis for applied research. The Guilford Press.

Byrne, B. M. (1989). A primer of LISREL: Basic applications and programming for confirmatory factor analytic models. (Springer-Verlag, Org.). New York: Springer-Verlag.

Caceres, R. C., & Paparoidamis, N. G. (2007). Service quality, relationship satisfaction, trust, commitment and business-to-business loyalty. European Journal of Marketing, 41(7/8), 836–867. https://doi.org/10.1108/03090560710752429

Cacho, N., Lopes, F., Cavalcante, E., & Santos, I. (2016). A smart city initiative: The case of Natal. IEEE 2nd International Smart Cities Conference: Improving the Citizens Quality of Life, ISC2 2016 - Proceedings. https://doi.org/10.1109/ISC2.2016.07580774

Chang, C., & Thai, V. V. (2016). Do port security quality and service quality influence customer satisfaction and loyalty? Maritime Policy & Management, 1–17. https://doi.org/10.1080/03088839.2016.1151086

Chen, C., & Cheng, L. (2012). A study on mobile phone service loyalty in Taiwan. Total Quality Management & Business Excellence, 23(7), 807–819. https://doi.org/10.1080/14783363.2012.661129

Creswell, J. W. (2013). Pesquisa de métodos mistos: métodos qualitativos, quantitativos e misto (Penso). Porto Alegre - RS: Penso.

Cronin Jr, J. J., & Taylor, S. A. (1992). Measuring Service Quality - A Reexamination And Extension. Journal of Marketing, 56(3), 55–68. https://doi.org/10.2307/1252296

Dancey, C. P., & Reidy, J. (2006). Estatística sem matemática para psicologia: usando SPSS para Windows (Artmed). Porto Alegre: Artmed.

Dassopoulos, A., Batson, C. D., Futrell, R., & Brents, B. G. (2012). Neighborhood Connections, Physical Disorder, and Neighborhood Satisfaction in Las Vegas. Urban Affairs Review, 48(4), 571– 600. https://doi.org/10.1177/1078087411434904

Deane, G. D. (1990). Mobility and Adjustments: Paths to the Resolution of Residential Stress. Demography, 27(1), 65–66.

Deng, Z., Lu, Y., Kee, K., & Zhang, J. (2010). Understanding customer satisfaction and loyalty: An empirical study of mobile instant messages in China. International Journal of Information Management, 30(4), 289–300. https://doi.org/10.1016/j.ijinfomgt.2009.10.001

Elvas, S., & Moniz, J. M. V. (2010). Sense of community, quality and life satisfaction. Análise Psicológica, 3(XXVIII), 451–464.

Fitzsimmons, J. A., & Fitzsimmons, M. J. (2014). Administração de Serviços: operações, estratégia e tecnologia da informação. (7a ed., Org.) (AMGH). Porto Alegre.

FORMIGA, N. S., FLEURY, L. F. O., FANDIÑO, A. M., & SOUZA, M. A. (2016). Evidência empírica de uma medida da anomia organizacional em trabalhadores brasileiros. Revista de Psicologia da UCV, 18(1), 43–59. https://doi.org/10.18050/revpsi.v18n1a4.2016

Fornara, F., Bonaiuto, M., & Bonnes, M. (2010). Cross-Validation of Abbreviated Perceived Residential Environment Quality (PREQ) and Neighborhood Attachment (NA) Indicators. Environment and Behavior, 42(2), 171–196. https://doi.org/10.1177/0013916508330998

Galloway, S. (2006). Quality of life and well-being: measuring the benefits of culture and sport. A literature review. In Social Research (p. 4–97). Scottish Executive.

Galster, G. (1987). Identifying the correlates of dwelling satisfaction an empirical critique. Environment and Behavior, 19(5), 539–568. https://doi.org/10.1177/0013916587195001

Grogan-kaylor, A., Woolley, M., Mowbray, C., Msw, T. M. R., Gilster, M., Karb, R., … Alaimo, K. (2006). Predictors of Neighborhood Satisfaction. Journal of Community Practice, 14(4), 27–50. https://doi.org/http://dx.doi.org/10.1016/j.jclepro.2015.09.001

Gronroos, C. (1984). A Service Quality Model and its Marketing. European Journal of Marketing, 18(4), 36–44.

Hadavi, S., Kaplan, R., & Hunter, M. R. (2018). How does perception of nearby nature affect multiple aspects of neighbourhood satisfaction and use patterns? Landscape Research, 43(3), 360–379. https://doi.org/10.1080/01426397.2017.1314453

HairJr., Anderson, R. E., Tatham, R. L., & Black, W. C. (2009). Análise multivariada de dados. (Bookman, Org.) (5a. ed.). Porto Alegre - RS: Bookman.

HairJr., Black, W. C., Babin, B. J., & Anderson, R. E. (2010). Multivariate Data Analysis. (P. H, Org.) (Prentice H). New Jersey, 2010: 7. ed.

Harris, L. C., & Goode, M. M. H. (2004). The four levels of loyalty and the pivotal role of trust: a study of online service dynamics. Journal of Retailing, 80, 139–158. https://doi.org/10.1016/j.jretai.2004.04.002

Ibem, E. O., & Aduwo, E. B. (2013). Assessment of residential satisfaction in public housing in Ogun State, Nigeria. Habitat International, 40, 163–175. https://doi.org/10.1016/j.habitatint.2013.04.001

Jansen, S. J. T. (2014). The impact of the have-want discrepancy on residential satisfaction. Journal of Environmental Psychology, 1–41. https://doi.org/10.1016/j.jenvp.2014.04.006

Kassim, N., & Abdullah, N. A. (2010). The effect of perceived service quality dimensions on customer satisfaction, trust, and loyalty in e-commerce settings: A cross cultural analysis. Asia Pacific Journal of Marketing and Logistics, 22(3), 351–371. https://doi.org/10.1108/13555851011062269

Khaef, S., & Zebardast, E. (2015). Assessing Quality of Life Dimensions in Deteriorated Inner Areas: A case from Javadieh Neighborhood in Tehran Metropolis. Social Indicators Research, (13). https://doi.org/10.1007/s11205-015-0986-6

Lai, F., Grif, M., & Babin, B. J. (2009). How quality, value, image, and satisfaction create loyalty at a Chinese telecom. Journal of Business Research, 62, 980–986. https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2008.10.015

Lattin, J., Carroll, J. D., & Green, P. E. (2011). Análise de dados multivariados (Cengage Le). São Paulo: Cengage Le.

Lee, Y., Lee, C., Lee, S., & Babin, B. J. (2008). Festivalscapes and patrons’ emotions, satisfaction, and loyalty. Journal of Business Research, 61, 56–64. https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2006.05.009

Leslie, E., & Cerin, E. (2008). Are perceptions of the local environment related to neighbourhood satisfaction and mental health in adults? Preventive Medicine, 47, 273–278. https://doi.org/10.1016/j.ypmed.2008.01.014

Lovejoy, K., Handy, S., & Mokhtarian, P. (2010). Neighborhood satisfaction in suburban versus traditional environments: An evaluation of contributing characteristics in eight California neighborhoods. Landscape and Urban Planning, 97(1), 37–48. https://doi.org/10.1016/j.landurbplan.2010.04.010

Malhotra, N. K., & Birks, D. F. (2006). Marketing research: an applied approach. (P. Hall, Org.) (Rev. 2nd E). Prentice Hall.

Marans, R., & Rodgers, W. (1975). Toward an understanding of community satisfaction. In Metropolitan America in Contemporary Perspective (p. chapter 7). New York: Halstead Press.

Marans, R. W. (2012). Quality of Urban Life Studies: An Overview and Implications for Environment-Behaviour Research. Procedia - Social and Behavioral Sciences, 35, 9–22. https://doi.org/10.1016/j.sbspro.2012.02.058

Marôco, J. (2010). Analise de equações estruturais: fundamentos teóricos, software & aplicações (ReportNumb). Pêro Pinheiro: ReportNumber.

Mesch, G. S., & Manor, O. (1998). Social ties, environmental perception, and local attachment. Environment and Behavior, 504–519. https://doi.org/10.1177/001391659803000405

Mittal, B., & Lassar, W. M. (1998). Why do customers switch? The dynamics of satisfaction versus loyalty. Journal of Services Marketing, 12(3), 177–194. https://doi.org/10.1108/08876049810219502

Momtaz, Y. A., Fallahi, B., & Delbari, A. (2018). Residential Satisfaction Among Iranian Senior Citizens. The Open Psychology Journal, 11, 89–94. https://doi.org/10.2174/1874350101811010089

O’Connor, B. P. (2000). SPSS and SAS programs for determining the number of components using parallel analysis and Velicer’s MAP test. Behavior Research Methods, instruments, and computers, 32(3), 396–402.

Oliver, R. L. (1999). Whence Consumer Loyalty? Journal of Marketing, 63, 33–44.

Oliver, R. L., Rust, R. T., & Varki, S. (1997). Customer delight Foundations, findings, and managerial insight. Journal of Retailing, 73(3), 311–336.

Omoregie, O. K., Addae, J. A., Coffie, S., Ampong, G. O. A., & Ofori, K. S. (2019). Factors influencing consumer loyalty: evidence from the Ghanaian retail banking industry. International Journal of Bank Marketing. https://doi.org/10.1108/IJBM-04-2018-0099

Parasuraman, A., Zeithaml, V. A., & Berry, L. L. (1985). A conceptual Model of Service Quality and its Implications for Future Research. Journal of Marketing, 49, 41–50.

Pasquali, L. (2011). Psicometria: teoria dos testes na psicologia e na educação. (Vozes, Org.) (4a.ed.). Petrópolis - RJ: Vozes.

Podsakoff, P. M., MacKenzie, S. B., Lee, J.-Y., & Podsakoff, N. P. (2003). Common method biases in behavioral research: A critical review of the literature and recommended remedies. Journal of Applied Psychology, 88(5), 879–903. https://doi.org/10.1037/0021-9010.88.5.879

Qawasmeh, R. (2014). Identification of the quality of urban life assessment aspects in residential neighbourhoods in Doha. The Sustainable City, 191(IX), 391–402. https://doi.org/10.2495/SC140331

Riazi, M., & Emami, A. (2018). Residential satisfaction in a ff ordable housing: A mixed method study. Cities, 82, 1–9. https://doi.org/10.1016/j.cities.2018.04.013

Ribeiro, L. C. de Q., & Ribeiro, M. G. (2013). Ibeu: Índice de Bem-Estar Urbano. (L. Capi, Org.) (Letra Capi). Rio de Janeiro, 2013: Letra Capi.

Riecken, G., Shemwell, D., & Yavas, U. (2000). Assessing a Place to Live: A Quality of Life Perspective. Journal of Nonprofit & Public Sector Marketing, 7(2), 17–29. https://doi.org/10.1300/J054v07n02

Schwanen, T., & Mokhtarian, P. L. (2004). The extent and determinants of dissonance between actual and preferred residential neighborhood type. Environment and Planning B: Planning and Design, 31, 759–784. https://doi.org/10.1068/b3039

Singla, V. (2012). Role of service quality and customer satisfaction in predicting customer loyalty. J. Global Business Advancement, 5(3), 248–259.

Sirgy, M. J., & Cornwell, T. (2002). How neighborhood features affect quality of life. Social Indicators Research, 59(1), 79–114. https://doi.org/10.1023/A:1016021108513

Smrke, U., Blenkuš, M., & Sočan, G. (2018). Vprašalniki zadovoljstva z bivalnim okoljem: sistematični pregled. Urbani Izziv, 29(2), 7–21. https://doi.org/10.5379/urbani-izziv-2018-29-02-001

Speare Jr, A. (1974). Residential Satisfaction as an Intervening. DEMOGRAPHV, 11(2), 173–188.

Tabachnick, B. G., & Fidell, L. S. (2001). Using Multivariate Statistics. (4. Ed., Org.) (Allyn and). Boston: Allyn and.

Van de Vijver, F., & Leung, K. (1997). Methods and data analysis for cross-cultural research. (Sage, Org.) (Sage). Thousand Oaks: Sage.

Vesel, P., & Zabkar, V. (2009). Managing customer loyalty through the mediating role of satisfaction in the DIY retail loyalty program. Journal of Retailing and Consumer Services, 16(5), 396–406. https://doi.org/10.1016/j.jretconser.2009.05.002

Weidemann, S. U. E., & Anderson, J. R. (1985). A Conceptual Framework for Residential Satisfaction. Home Environments (8o ed). New York: Springer Science, Business Media New York.

Yang, Y. (2008). A Tale of Two Cities: Physical Form and Neighborhood Satisfaction in Metropolitan Portland and Charlotte. Journal of the American Planning Association, 4363, 307–323. https://doi.org/10.1080/01944360802215546

Downloads

Publicado

2021-08-06

Como Citar

Pastana, S. T. G., & Formiga, N. S. (2021). Uma medida da lealdade ao bairro: Validade de construto, convergente e discriminativa em moradores em distintas zonas urbanas na cidade de Natal-RN, Brasil. Revista De Gestão E Secretariado, 12(2), 327–352. https://doi.org/10.7769/gesec.v12i2.1203

Edição

Seção

Artigos