Competências empreendedoras: um estudo com discentes do ensino médio

Autores

  • Suzete Antonieta Lizote Univali - Universidade do Vale do Itajaí
  • Adriane Lintener Miranda Univali - Universidade do Vale do Itajaí
  • Samantha Guedes da Silva Univali - Universidade do Vale do Itajaí
  • Caroline Gohn Univali - Universidade do Vale do Itajaí

DOI:

https://doi.org/10.7769/gesec.v11i3.1103

Palavras-chave:

Ensino médio, Educação Empreendedora. Competências Empreendedoras.

Resumo

O interesse pela aprendizagem e educação empreendedoras estimula novas formas de pensar sobre o indivíduo empreendedor e o papel do ensino no seu desenvolvimento. Diante deste contexto, este estudo teve como objetivo reconhecer as competências empreendedoras que os alunos do Colégio de Aplicação da Univali (CAU) desenvolveram no Ensino Médio com a disciplina de Sociedade e Cultura. A pesquisa de natureza descritiva, teve abordagem quantitativa, sendo aplicado um questionário de autopreenchimento com base no modelo MacClelland (1973), que destaca as competências empreendedoras em 3 conjuntos (Realização, Planejamento e Poder). A população pesquisada foram os 132 alunos dos 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio do CAU resultando em uma amostra de 66 respondentes. Os resultados apontaram que os discentes, ao cursarem a referida disciplina, desenvolveram a competência busca de oportunidade e comprometimento no conjunto de realização ao afirmarem estarem satisfeitos com a disciplina. No planejamento, predominou o reconhecimento de oportunidades para criar produtos/serviços, desenvolvendo a competência de busca de informações. Por fim, no conjunto poder, os discentes afirmaram que acreditam no sucesso do empreendimento constituído na disciplina, ou seja, desenvolveram a autoconfiança.

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Biografia do Autor

Suzete Antonieta Lizote, Univali - Universidade do Vale do Itajaí

Doutora em Administração e Turismo na Universidade do Vale do Itajaí, Biguaçu, Santa Catarina, Brasil. Docente do Mestrado e Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Administração na Universidade do Vale do Itajaí, Biguaçu, Santa Catarina, Brasil.

Adriane Lintener Miranda, Univali - Universidade do Vale do Itajaí

Pos-graduanda em Gestão Tributária e Finanças – Especialização – Programa de Pós-Graduação da Universidade do Vale do Itajaí – Itajaí, Santa Catarina, Brasil.

Samantha Guedes da Silva, Univali - Universidade do Vale do Itajaí

Pos-graduanda em Gestão Tributária e Finanças – Especialização – Programa de Pós-Graduação da Universidade do Vale do Itajaí – Itajaí, Santa Catarina, Brasil.

Caroline Gohn, Univali - Universidade do Vale do Itajaí

Pos-graduanda em Gestão Tributária e Finanças – Especialização – Programa de Pós-Graduação da Universidade do Vale do Itajaí – Itajaí, Santa Catarina, Brasil.

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Publicado

2020-12-11

Como Citar

Lizote, S. A., Miranda, A. L., da Silva, S. G., & Gohn, C. (2020). Competências empreendedoras: um estudo com discentes do ensino médio. Revista De Gestão E Secretariado, 11(3), 27–46. https://doi.org/10.7769/gesec.v11i3.1103

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