Profissionais de Secretariado: caracterização do perfil requerido pelos empregadores portugueses
DOI:
https://doi.org/10.7769/gesec.v11i3.1088Palavras-chave:
Secretariado. Anúncios de emprego. Perfil de competênciasResumo
Este trabalho apresenta os resultados da análise de 844 anúncios de emprego para a área de Secretariado, publicados, em Portugal, no Jornal Expresso (formato papel), entre 1978 e 2018 e tem como objetivo geral identificar o perfil de profissional desta área procurado pelos empregadores durante estas quatro décadas. Sabendo que o profissional de Secretariado tem, atualmente, responsabilidades e características bastante diferentes das que lhe eram próprias no passado, este trabalho tem como objetivos específicos identificar alterações nos requisitos (idade, género, formação e experiência) presentes nos anúncios em análise e rastrear o espectro de competências – técnicas e transversais – mais relevantes para os empregadores. Os resultados confirmam mudanças significativas, nomeadamente no que concerne às profissões procuradas, ao género dos profissionais, ao domínio de ferramentas e técnicas de apoio à função, com o aparecimento e progressiva solicitação das ferramentas informáticas, bem como no que respeita às competências transversais mais valorizadas.
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