Profissionais de Secretariado: caracterização do perfil requerido pelos empregadores portugueses

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7769/gesec.v11i3.1088

Palavras-chave:

Secretariado. Anúncios de emprego. Perfil de competências

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados da análise de 844 anúncios de emprego para a área de Secretariado, publicados, em Portugal, no Jornal Expresso (formato papel), entre 1978 e 2018 e tem como objetivo geral identificar o perfil de profissional desta área procurado pelos empregadores durante estas quatro décadas. Sabendo que o profissional de Secretariado tem, atualmente, responsabilidades e características bastante diferentes das que lhe eram próprias no passado, este trabalho tem como objetivos específicos identificar alterações nos requisitos (idade, género, formação e experiência) presentes nos anúncios em análise e rastrear o espectro de competências – técnicas e transversais – mais relevantes para os empregadores. Os resultados confirmam mudanças significativas, nomeadamente no que concerne às profissões procuradas, ao género dos profissionais, ao domínio de ferramentas e técnicas de apoio à função, com o aparecimento e progressiva solicitação das ferramentas informáticas, bem como no que respeita às competências transversais mais valorizadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sílvia Isabel do Rosário Ribeiro, Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda - Universidade de Aveiro, Portugal

Sílvia Ribeiro concluiu Doutoramento em Linguística Portuguesa em 2011, na Universidade de Coimbra. Na mesma Universidade, realizou previamente o Mestrado em Linguística Portuguesa (2006) e a Licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas – Estudos Portugueses e Franceses (2002). 

É professora na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda da Universidade de Aveiro desde 2004, tendo assumido, ao longo deste período, diversos cargos de gestão: Diretora do Curso de Especialização Tecnológica em Práticas Administrativas e Tradução (2007-2009 e 2011-2013), membro da Comissão Executiva (entre 2012 e 2016) com responsabilidade pela coordenação de eventos, divulgação da oferta formativa e promoção cultural, membro do Conselho de Escola (desde 2014), Diretora de Curso da Licenciatura em Secretariado e Comunicação Empresarial (desde 2016) e coordenadora da Área Científica de Línguas (desde 2017). 

É membro integrado do Centro de Línguas, Literaturas e Culturas da Universidade de Aveiro (CLLC – UA) e colaboradora do Centro de Estudos de Linguística Geral e Aplicada da Universidade de Coimbra (CELGA-UC). Os seus interesses de investigação centram-se na Morfologia e Léxico, nomeadamente nos léxicos de especialidade, na interface sintaxe-semântica (com especial enfoque nas alterações de estrutura argumental) e no secretariado e comunicação empresarial.   

Ana Rita Paçó Calvão, Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda - Universidade de Aveiro, Portugal

Ana Rita Paçó Calvão é doutorada em Ciências Agronómicas e Florestais (Aplicação Dos SIG Em Operações De Prevenção E Combate A Fogos Florestais) pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (2015), mestre em Sistemas de Informação Geográfica (SIG) pelo Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa e licenciada em Engenharia Geográfica pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Mais recentemente, em 2017, fez uma Pós-graduação em Tecnologias para a Comunicação e Inovação Empresarial no Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto do Instituto Politécnico do Porto. 

É professora na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda da Universidade de Aveiro desde 1999, onde leciona disciplinas relacionadas com os sistemas de informação geográfica, o ensino da matemática e as ferramentas de escritório eletrónico. Tem sido orientadora de: estágios/projetos no âmbito da formação em contexto de trabalho. Já foi Diretora do Curso de Especialização Tecnológica em Sistemas de Informação Geográfica (2011-2013), membro do Conselho Científico (2002-2009), membro da Comissão de Curso da Licenciatura em Técnico Superior de Secretariado (2012-2016) e da Licenciatura em Secretariado e Comunicação Empresarial (2016-2017), entre outras atribuições. É, desde setembro de 2017, Vice-Diretora do curso de Licenciatura em Secretariado e Comunicação Empresarial. 

Pertence às comissões científica e organizadora do Torneio Estudantil de Computação multilinguagem de Aveiro - TECLA desde 2013 e é membro da comissão científica da conferência ibérica de sistemas e tecnologias de informação, CISTI, desde 2016. 

Os seus interesses de investigação centram-se nas áreas dos SIG e do secretariado e comunicação empresarial, tendo sido autora de algumas publicações nacionais e internacionais nestas áreas. 

Anabela Valente Simões, Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda - Universidade de Aveiro, Portugal

Anabela Valente Simões é doutorada em Cultura pela Universidade de Aveiro (2009), mestre em Literatura e Cultura Alemãs pela Universidade de Coimbra (2001) e licenciada em Ensino de Inglês e Alemão pela Universidade de Aveiro (1997). Concluiu ainda uma segunda Licenciatura em Língua, Literatura e Cultura Espanholas em 2013. 

É docente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda da Universidade de Aveiro desde 2000, onde tem lecionado diversas unidades curriculares nas áreas das Línguas, da Comunicação Empresarial e da Comunicação Intercultural. Colabora também com o Departamento de Línguas e Culturas na supervisão de trabalhos de mestrado. 

Ao longo dos anos têm-lhe sido incumbidas várias tarefas de gestão, nomeadamente tarefas associadas à direção de curso da licenciatura em Secretariado e Comunicação Empresarial. 

É membro integrado do Centro de Investigação em Línguas e Culturas da UA. Os seus interesses de investigação centram-se na área dos estudos culturais e da comunicação empresarial, tendo sido autora de diversas comunicações em congressos e encontros científicos, bem como de publicações nacionais e internacionais. 

Referências

Abreu, M. I., & Ramos, Z. (2019). Uma história de quase quatro décadas – de 1980 a março de 2019. Cadernos da Associação Portuguesa de Profissionais de Secretariado e Assessoria, n.º 7.

Almeida, W., Borini, F., & Souza, E. (2018). Competências comportamentais dos profissionais de secretariado: o impacto da actuação internacional da empresa. GESEC – Revista de Gestão e Secretariado, 9(1), 1-17.

Ardions, I., Romero, Z., & Sequeira, A. (2006). Organização e Técnicas Empresariais. Porto: Politema-IPP.

Barreto, A. (2015). População e Sociedade. In A. C. Pinto (Coord.), A Busca da Democracia: 1960 – 2000 (pp. 113-143). Lisboa: Editora Objetiva.

Bartolotto, M., & Willers, E. (2005). Profissional de Secretariado Executivo: Explanação das principais características que compõem o perfil. Revista Expectativa, 4(1), 45-56.

Borges, M. (2015). Secretariado: Uma Visão Prática. Lisboa: ETEP.

Cielo, I., Schmidt, C., & Wenningkamp, K. (2014). Secretariado Executivo no Brasil: Quo Vadis? GESEC – Revista de Gestão e Secretariado, 5(3), 49-70.

Cabral-Cardoso, C., Estêvão, C., & Silva, P. (2006). As Competências Transversais dos Diplomados do Ensino Superior: perspectiva dos empregadores e dos diplomados. Guimarães: TecMinho.

Cardoso, G., Mendonça, S., & Paisana, M. (2016). Anuário da Comunicação 2014 – 2015. Recuperado a 24 de abril de 2018, de https://obercom.pt/wp-content/uploads/2016/06/Anu%C3%A1rio-da-Comunica%C3%A7%C3%A3o-2014-2015.pdf.

Cooper, D. R., & Schindler, P. S. (2016). Métodos de Pesquisa em Administração - 12ª edição. Porto Alegre: McGraw Hill Brasil.

Cordeiro, R., & Giotto, O. (2011). Competências complementares: secretário executivo e administrador. Secretariado em Revist@, 5(1), 13-27.

Erviti, M. C., Fernández-Vallejo, A. M., & Razkin, M. J. (2016). Competencias del Asistente de Dirección en el entorno digital. In E. Santos et al. (Coord.), Práxis e Inovação em Secretariado (pp. 97-129). Castelo Branco: Instituto Politécnico de Castelo Branco.

ESCO (2020). Uma taxonomia das qualificações, competências e profissões europeias. Recuperado a 23 de abril de 2020, de https://ec.europa.eu/esco/portal/occupation?resetLanguage=true&newLanguage=pt.

Fleury, M., & Fleury, A. (2001). Construindo o conceito de competência. RAC – Revista de Administração Contemporânea, 5, 183-196.

France, S. (2015). The definitive personal assistant & secretarial handbook. London, Philadelphia, New Deli: Kogan Page.

Gray, D. E. (2016). Doing research in the real world. 3rd edition. Los Angeles, London, New Delhi, Singapore, Washington DC: SAGE.

IMA – International Management Assistants. (2020). IMA Profile for Management Support Professionals. Recuperado a 25 de abril de 2020, de https://www.ima-network.org/profile-management-support-professional

Holcomb, Z. C. (2016). Fundamentals of descriptive statistics. Routledge.

Lasta, A., & Durante, D. (2008). A gestão secretarial no cenário organizacional contemporâneo. Secretariado Executivo em Revista, 4, 49-65.

Mandey, C. (2016). Stakeholders’ Perception towards the Role of Secretaries in Globalization Era. Journal of International Scholars Conference - Business & Governance, 1(3), 234-242.

Moreno, M. (2006). Evaluación, balance y formación de competencias laborales transversales: propuestas para mejorar la calidad en la formación profesional y en el mundo del trabajo. Laertes Educación: Barcelona.

Moura, M. A. (2008). Trabalho e Competências em Transformação: O Papel da Profissional de Secretariado. Revista Expectativa, 7(7), 27-49.

Müller, R., Oliveira, V. S., & Cegan, E. (2015). Perfil do(a) Profissional de Secretariado Executivo na Gestão Contemporânea: Evidências a Partir dos Ingressantes no Mercado de Trabalho na Cidade de Curitiba e das Demandas Empresariais . GESEC - Revista de Gestão e Secretariado, 6(3), 129-151.

Pôle Emploi (2018). Enquête Besoins en main-d’œuvre 2018. Recuperado a 12 de abril de 2018, de http://statistiques.pole-emploi.org/bmo/Handlers/HTFile.ashx?FZD=gqDp4irDNQzSKSGYeCHGuA%3d%3d&SITEKEY=620c8132-d522-44fa-8efa-27a62c26702c

PORDATA - Base de Dados Portugal Contemporâneo (s/d). Taxa de desemprego: total e por sexo (%). Recuperado a 12 de maio de 2020 de https://www.pordata.pt/Portugal/Taxa+de+desemprego+total+e+por+sexo+(percentagem)-550.

Rabaglio, M. (2001). Seleção por competências. São Paulo: Educator.

Ramos, R., Sousa, B., & Monteiro, N. (2009). História de Portugal (pp. 747-777). Lisboa: Esfera dos Livros.

Rankin, D., & Shumack, K. (2017). The Administrative Professional: Technology and Procedures. Recuperado a 12 de junho de 2018, de https://books.google.pt/books?id=uXUcCgAAQBAJ&printsec=frontcover&hl=pt-PT&source=gbs_ge_summary_r&cad=0#v=onepage&q&f=false.

Sabino, R. F. & Gonçalves, V. (2016). A formação superior para o Secretariado na perspetiva luso-brasileira. GESEC – Revista de Gestão e Secretariado, 7(1), 150-171.

Santos, E., Brunheta, V., & Franco, H. (2016). O Secretariado no Mundo Global. In E. Santos et al. (Coord.), Práxis e Inovação em Secretariado (pp. 7-19). Castelo Branco: Instituto Politécnico de Castelo Branco.

Santos, E. & Moretto, C. (2011). O mercado de trabalho do secretário executivo no contexto da dinâmica produtiva e do emprego recentes no Brasil. Revista do Secretariado Executivo, 7, 21-35.

Santos, P. M. (2014). Secretariado. Visão estratégica para a competitividade. Viseu: Edições Esgotadas.

Santos, P. M., Guedes, A., & Roque, V. (2016). Secretariado e planeamento estratégico – a implementação de ferramentas de gestão estratégica na assessoria especializada. In. A. M. Vieira et al. (orgs.). Livro de Atas do Congresso Internacional de Secretariado e Assessoria 2016 (pp. 118-132). Porto: Conselho Profissional de Secretariado.

Swiatkiewicz, O. (2014). Competências transversais, técnicas ou morais: um estudo exploratório sobre as competências dos trabalhadores que as organizações em Portugal mais valorizam. Cadernos EBAPE.BR, 12(3), 663-687.

Tomás, M. (2001). Terminologia de formação profissional – alguns conceitos de base III. Lisboa: Direção Geral do Emprego e Formação Profissional.

Tuorinsuo-Byman, S. (2008). European management assistants: work, challenges and the future. Helsinki: Haaga-Heelia University of Applied Sciences.

Villardón-Gallego, L., Yaniz, C., & Moro, A. (2014). Competencies for employment: training and the labour market. Procedia: Social and behavioral sciences, 139, 373-379.

Downloads

Publicado

2020-12-11

Como Citar

Ribeiro, S. I. do R., Calvão, A. R. P., & Simões, A. V. (2020). Profissionais de Secretariado: caracterização do perfil requerido pelos empregadores portugueses. Revista De Gestão E Secretariado, 11(3), 133–157. https://doi.org/10.7769/gesec.v11i3.1088