Panorama da atuação do profissional de secretariado executivo na Universidade Federal do Pará através da gestão por competências
DOI:
https://doi.org/10.7769/gesec.v10i3.1034Keywords:
Secretariado Executivo, Gestão Universitária, Gestão por Competência.Abstract
As Instituições Federais de Ensino Superior [IFES] caracterizam-se pela singularidade na execução de tarefas no âmbito do ensino, pesquisa, extensão e prestação de serviços à sociedade, com objetivos de produção de conhecimento e formação de profissionais que contribuam para o desenvolvimento social, cenário este no qual o secretário-executivo (SE) está inserido. O estudo tem como objetivo geral analisar o panorama do cargo de secretário executivo da Universidade Federal do Pará [UFPA], de acordo com a distribuição dos profissionais na estrutura e competências organizacionais. O referencial teórico discorre acerca da gestão universitária pública e da atuação do profissional de secretariado executivo nesse contexto. A metodologia contou com a abordagem de métodos mistos, com técnicas de coleta de levantamento e questionário aplicado a 31 SE sobre competências desenvolvidas na UFPA, contando com técnicas de análise de conteúdo, triangulação e distribuição de frequências. Como resultados, verificou-se que a distribuição dos SE, embora razoavelmente adequada na estrutura organizacional da UFPA, ainda é desproporcional; que as principais competências desenvolvidas são Redação Oficial, Tramitar Documentos e Processos, Arquivar Documentos, Análise de Documentos, Atualização de Informações e Dados, Fluxos de Processos, Delegar Tarefas, Assessoramento de Reuniões, Oferecer Feedback e Negociação e que predominam as competências técnicas em detrimento das competências gerenciais atribuídas ao perfil do SE.
Downloads
References
Almeida, W. (2016). Análise de um modelo de dimensionamento da força de trabalho dos servidores técnico-administrativos da UFPA com ênfase na gestão por competências. (Dissertação de mestrado). Universidade Federal do Pará, Belém, PA, Brasil.
Andrade, M. do S. S. de. (2016). Mapeamento de competências dos secretários de programas de Pós-Graduação, via análise de processos. (Dissertação de mestrado). Universidade Federal do Pará, Belém, PA, Brasil.
Bardin, L. (2011). Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70.
Brasil. (1978). Lei n.º 6.556, de 5 de setembro de 1978. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, 5 set.
_____. (1985). Lei n.º 7.377, de 30 de setembro de 1985. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, 1 out.
_____. (1996). Lei n. 9.261, de 10 de janeiro de 1996. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, 11 jan.
Barros, C. D. M. P., Silva, J. S. da, Lima, G. A. de, & Brito, D. G. S. (2013). As competências gerenciais desenvolvidas pelos secretários executivos. Revista GESEC, 4(2), 25-47.
Bortolotto, M., & Willers, E. (2005). Profissional de Secretariado Executivo: Explanação das principais características que compõem o perfil. Revista Expectativa, 1(4), 45-56.
Brandão, H. P., & Bahry, C. P. (2005). Gestão por competências: métodos e técnicas para mapeamento de competências. Revista do Serviço Público, 56(2), p. 179-194.
Eddy, E. N., & Akpan, E. E. (2007). Statistical relationship between the performance of students in shorthand and typing: case study of Akwa Ibom State Polytechnic, Ikot Ekpene, Nigeria. Educational Research and Review, Netherlands, 2(12), p. 321-324.
Ferreira, F. (2011). A atuação do secretário executivo no setor público: o caso da Universidade Federal do Ceará. Dissertação de mestrado, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza.
Fleury, M. T. L., & Fleury, A. (2001). Construindo o conceito de competência. Revista de Administração Contemporânea, 5(spe), 183-196.
Francisco, T. H. A., Nakayama, M. K., Ramos, A. M., & Oliveira, P. C. (2012) A contribuição do PDI nas atividades de planejamento e gestão das instituições de educação superior. Revista GUAL, Florianópolis, 5(3), p. 81-107.
Garcia, R. G., Farias Filho, M. C., & Garcia Herreros, M. M. A. (2013). A institucionalização do planejamento na gestão universitária. Revista GUAL, Florianópolis, 6(3), 252-268.
Gerhardt, T. E. & Silveira, D. T. (Org). (2009). Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS.
Gramigna, M. R. (2007). Modelo de Competência e Gestão de Talentos. 2 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall.
Leal, F. (2014). Competências secretariais requeridas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Dissertação de mestrado. Florianópolis, Universidade Federal de Santa Catarina.
Leal, F. G. & Fiates, G. G. S. (2013). Competências dos Secretários-Executivos de uma Universidade Pública Federal: Uma Análise a partir da Perspectiva dos Gestores. Revista de Gestão e Secretariado, [São Paulo], 4(3), 30-57.
Leal, F. G. & Dalmau, M. B. L. (2014). Análise das competências secretariais requeridas pela Universidade Federal de Santa Catarina em comparação ao perfil profissiográfico do secretário executivo. Revista GESEC, [São Paulo], 5(3), p. 143-174.
Leal, F. G. & Moraes, M. C. B. (2017). Perspectivas de atuação do Secretário Executivo na gestão da internacionalização da educação superior. Revista GESEC, 8(1), 138-167.
Leal, F., Souza, S., & Moreira, K. (2018). Atuação do Secretário-Executivo na Gestão Universitária Pública: o estado do conhecimento sobre a questão. R. GESEC, 9(1), 65-89.
Leme, R. (2012). Aplicação prática de gestão de pessoas por competências: mapeamento, treinamento, seleção, avaliação e mensuração de resultados de treinamento. Rio de Janeiro: Qualiymark Editora.
Miranda, K. A. D. P. de. (2017). Avaliação de Estágio Probatório por Competências: Proposta de Metodologia de Diagnóstico de Desempenho para os Servidores Técnico – Administrativos em Educação da UFPA. (Dissertação de mestrado). Universidade Federal do Pará, Belém, PA, Brasil.
Nogueira, D., Nascimento, C., Costa, T. & Almeida Junior, J. C. (2015). O Processo de Mapeamento de Competências dos Servidores Técnico-Administrativos do Campus de Belém da Universidade Federal Do Pará: Método, Resultados e Produtos. In: Congresso Internacional de Gestão Universitária, 15., Mar del Plata, Argentina. Anais eletrônicos. p. 1-10. Recuperado de: https://bit.ly/30yKWNv. Acesso: em 29 jun. 2019.
Nogueira, D. H. O. P. (2017). Gestão da capacitação com base em competências: proposta de metodologia de diagnóstico de necessidades de capacitação por competências para os campi do interior da UFPA. (Dissertação de mestrado). Universidade Federal do Pará, Belém, PA, Brasil.
Nogueira, F. J. R. (2014). Competências necessárias para a gestão do orçamento público na Universidade Federal do Pará. (Dissertação de mestrado). Universidade Federal do Pará, Belém, PA, Brasil.
Nonato Júnior, R. (2009). Epistemologia e teoria do conhecimento em secretariado executivo: a fundação das ciências da assessoria. Fortaleza: Expressão Gráfica.
Nunes, E. & Magalhães, C. (2017). Complexo Hospitalar da UFPA inicia acolhimento dos concursados da Ebserh. Recuperado de: https://bit.ly/2PWUlMI. Acesso em: 26 set. 2018.
Paes, R. V. O. (2017). Mapeamento e análise dos processos secretariais das Unidades Acadêmicas da Universidade Federal do Pará, Campus Universitário de Belém. (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal do Pará, Belém, PA, Brasil.
Oliveira, P. E. S. (2017). Suporte à aprendizagem informal no trabalho: um levantamento com os secretários executivos da Universidade Federal do Pará. (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal do Pará, Belém, PA, Brasil.
Ranieri, N. B. S. (2018). Trinta anos de autonomia universitária: resultados diversos, efeitos contraditórios. Educ. Soc., Campinas, 39(145), 946-961.
Raviani, C. (2015). Competências individuais: secretários executivos das universidades federais do estado de São Paulo. Dissertação de mestrado. Universidade Federal de São Paulo, Osasco, SP, Brasil.
Roesch, S. M. A. (1999). Projetos de estágio e de pesquisa em administração: guia para estágios, trabalhos de conclusão, dissertações e estudos de caso. 2. Ed. São Paulo: Atlas.
Schmal, R. & Cabrales, F. (2018). El desafío de la gobernanza universitaria: el caso chileno. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, 26(100), 822-848.
Sistema de Gestão de Recursos Humanos da UFPA. (2019). Página Inicial. Recuperado de: https://sigrh.ufpa.br/sigrh/login.jsf. Acesso em: 24 jun. 2019.
Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal - SIPEC. (2019). Programa de Fomento a Projetos de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas - divulgação. Recuperado de: https://bit.ly/2pPCRY6. Acesso em 24 jun. 2019.
Soares, L. P. (2015). Desenvolvimento de trilhas de aprendizagem por meio da metodologia de decomposição comportamental: estudo de caso na Universidade Federal do Pará. (Dissertação de Mestrado).
Universidade Federal do Pará, Belém, PA, Brasil.
Souza, J. (2019). Sessão na Alepa discute cortes no orçamento das Instituições Federais de Ensino Superior. Recuperado de: https://bit.ly/2WRGdWr. Acesso em: 26 jun. 2019.
Souza, S. (2017). O quadro de pessoal do cargo de secretário executivo na Universidade Federal de Santa Catarina. (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil.
Universidade Federal do Pará. (2019). Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal: Mapeamento de Competências 1º ciclo. Recuperado de: https://bit.ly/2qrTj0L. Acesso em 24 jun. 2019.
Universidade Federal do Pará. (2019). Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal: Mapeamento de Competências 2º ciclo. Recuperado de: https://bit.ly/2NnxLLz. Acesso em 24 jun. 2019.
Universidade Federal do Pará. (2019). Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal: Mapeamento de Competências 3º ciclo. Recuperado de: https://bit.ly/2PWDJF4. Acesso em 26 jun. 2019.
Universidade Federal do Pará. (2019). Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional. Organograma UFPA. Recuperado de: https://bit.ly/2WVWoCn. Acesso em 20 jul. 2019.
Teixeira, A. A. (2014). Avaliação do concurso público para cargos técnico-administrativos da Universidade Federal do Pará. (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal do Pará, Belém, PA, Brasil.
Yin, R. K. (2015). Estudo de caso: planejamento e métodos [recurso eletrônico]. (Tradução: Christian Mateus Herrera). 5. Ed. Porto Alegre: Bookman.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
• 1. The author(s) authorize the publication of the article in the journal.
• 2. The author(s) ensure that the contribution is original and unpublished and is not being evaluated in other journal(s).
• 3. The journal is not responsible for the opinions, ideas and concepts expressed in the texts because they are the sole responsibility of the author(s).
• 4. The publishers reserve the right to make adjustments and textual adaptation to the norms of APA.
• 5. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication, with the work [SPECIFY PERIOD OF TIME] after publication simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
• 6. Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
• 7. Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access) at http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html