Revista de Gestão e Secretariado

A Revista Gestão e Secretariado – GESEC é uma publicação de caráter Técnico e Cientifico que visa ampliar a discussão e disseminação da temática de secretariado e áreas correlatas, resultante de pesquisas acadêmicas e profissionais. Sua linha editorial está assentada em temas que dizem respeito às áreas de gestão e de Processos Administrativos/Técnicos das organizações e instituições de ensino. A GeSeC pretende acumular pesquisas para se tornar uma referência em estudos acadêmicos em Secretariado.

Esse projeto editorial é resultado de uma parceria de pesquisadores pertencentes a diversos núcleos e grupos de estudos de secretariado existentes em universidades e no Comitê Estratégico do Sindicato das Secretárias e Secretários do Estado de São Paulo – SINSESP. A revista adquiriu a confiança e o efetivo envolvimento da comunidade científica tanto na apresentação de artigos como na elaboração de pareceres. As melhores práticas editoriais são adotadas, seguindo todas as recomendações e normas do QUALIS/CAPES e da plataforma digital – Serviço de Eletrônico de Editoração de Revistas - SEER, que opera todo o sistema.

A GeSec acolhe artigos em (português, inglês e espanhol) avaliados pelo sistema Double Blind Review (Avaliação por Pares), ou seja, os artigos serão avaliados por Pareceristas.



v. 6, n. 1 (2015): janeiro-abril

Editorial Vol. 6 Nº 1 - 2015 (janeiro/abril)

 

É com muita satisfação que entregamos aos leitores mais uma edição da Revista GeSec. A diversidade dos trabalhos apresentados revela o comprometimento dos autores com a comunidade acadêmica no geral e com o secretariado em particular.

A partir desta edição o foco da revista foi ampliado para incentivarmos ainda mais a produção de pesquisas científicas em gestão e secretariado, assim como promover reflexões críticas acerca da construção de conhecimento na área.

Dentro deste novo perfil, trazemos para o leitor o artigo “Práticas de gestão de pessoas: uma análise a partir da percepção de gerentes e não gerentes”, de autoria de Ivano Ribeiro (Universidade Nove de Julho); Morgana Bogoni Bernardt Capponi (Universidade Estadual do Oeste do Paraná), Antonio Oliveira de Carvalho (Universidade Nove de Julho) e Fernando Antonio Ribeiro Serra (Universidade Nove de Julho), os quais identificaram como as práticas de gestão de pessoas –, mais especificamente: reconhecimento e estímulo; integração; comunicação; e treinamento – são percebidas pelos gerentes e não gerentes. O artigo ainda exercita a pesquisa quantitativa.

O segundo artigo “Produção intelectual em secretariado executivo: estudo na Revista de Gestão e Secretariado (GeSec)”, dos autores Daniela Giareta Durante e Emiliano Sousa Pontes, ambos da Universidade Federal do Ceará, apresenta-nos as características teórico-metodológicas dos artigos publicados na Revista de Gestão e Secretariado (GeSec), contribuindo para a construção da identidade científica em Secretariado Executivo.

Observamos que a rede de colaboração está funcionando no Secretariado e esta edição traz alguns artigos que foram construídos por autores de diferentes universidades como o artigo “Os fatores que influenciam os graduandos do Curso de Secretariado Executivo Trilíngue da Universidade Federal de Viçosa a ingressarem no serviço público”, de autoria de Emilia de Oliveira Faria da Universidade de Brasília e Tatiana Rodrigues Silveira da Universidade Federal de Ouro Preto. O artigo aborda os fatores que motivam os estudantes de Secretariado a optar pelo trabalho no setor público, especificamente nas Instituições Federais de Ensino Superior.

No quarto artigo “Processo de adaptação de executivos expatriados no Brasil: um estudo sobre a atuação do profissional de Secretariado Executivo em uma multinacional de origem alemã”, os autores Marina Silva Guimarães Cota, Magnus Luiz Emmendoerfer, Ana Carolina Gonçalves Reis e Lara Lúcia da Silva da Universidade Federal de Viçosa, identificam os fatores de choque cultural que os executivos expatriados alemães enfrentam no Brasil e a forma de atuação e competências do profissional de Secretariado Executivo nessa função.

O quinto artigo “Novas formas de atuação do profissional de Secretariado Executivo”, de autoria de Raul Vitor Oliveira Paes (UFPA), Chussy Karlla de Souza Antunes (Universidade Federal da Paraiba), Cibelle da Silva Santiago (Escola Superior de Relações Públicas de PE) e Mariane Ribeiro Zwierzikowski (Global Village Telecom), foi mapeado às formas atuais de exercício da função, como home office, escritórios virtuais e pool secretarial, consultoria secretarial e a área cooperativista.

Com uma pesquisa bibliométrica, as autoras Rachel Barreto Garcia Pereira (Universidade Federal de Sergipe) e Nathalia Carvalho Moreira (Fundação Getúlio Vargas) analisaram os principais conceitos utilizados na literatura sobre “Qualidade no Atendimento”, em seu artigo “Qualidade do atendimento: uma avaliação bibliométrica nos periódicos científicos nacionais (1997-2013)”.

O sétimo artigo desta edição “Relações Públicas e Secretariado Executivo: interfaces de atuação no campo da comunicação organizacional”, de autoria de Eduardo Cesar Pereira Souza, Bruno Américo Lima Ferreira e Inajara Amanda Fonseca Viana, ambos da Universidade Federal do Amapá, trata das interfaces de atuação profissional existentes entre a profissão de Relações Públicas e a de Secretariado Executivo.

O oitavo artigo, intitulado “Profissional de secretariado empreendedor: um agente de mudança”, de autoria de Katia Denise Moreira, Ana Kris dos Santos, Luis Moretto Neto (Universidade Federal de Santa Catarina), faz uma reflexão sobre a formação e busca por aprimoramento do secretário, por meio das práticas do empreendedorismo.


Com essa diversidade de assuntos, desejo a todos uma excelente leitura!

 

Maria do Carmo Todorov

Gestora Editorial

Sumário

Artigos

Ivano Ribeiro, Morgana Bogoni Bernardt Capponi, Antonio Oliveira de Carvalho, Fernando Antonio Ribeiro Serra
PDF
01-22
Daniela Giareta Durante, Emiliano Sousa Pontes
PDF
23-47
Emilia de Oliveira Faria, Tatiana Rodrigues Silveira
PDF
48-73
Marina Silva Guimarães Cota, Magnus Luiz Emmendoerfer, Ana Carolina Gonçalves Reis, Lara Lúcia da Silva
PDF
74-98
Raul Vitor Oliveira Paes, Chussy Karlla de Souza Antunes, Cibelle da Silva Santiago, Mariane Ribeiro Zwierzikowski
PDF
99-125
Rachel Barreto Garcia Pereira, Nathalia Carvalho Moreira
PDF
126-149
Eduardo Cesar Pereira Souza, Bruno Américo Lima Ferreira, Inajara Amanda Fonseca Viana
PDF
150-167
Katia Denise Moreira, Ana Kris dos Santos, Luis Moretto Neto
PDF
168-186